Assembleia Legislativa de São Paulo sedia audiência sobre trabalho infantil

Evento acontece em 10 de dezembro. Na ocasião, Fundação Telefônica Vivo, UNICEF e OIT apresentam resultados da campanha "É da nossa Conta!".

Da redação

07/12/2012 – Acontece na segunda-feira (10), na Assembleia Legislativa de São Paulo, uma audiência sobre Trabalho Infantil. No evento, a Fundação Telefônica Vivo, o Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência (UNICEF) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgarão os resultados da campanha “É da Nossa Conta! Trabalho Infantil e Adolescente”, sobre exploração de mão de obra infanto-juvenil no Brasil.

Para Sílvio Kaloustian, coordenador do UNICEF em São Paulo, a campanha inovou ao trabalhar fortemente com as mídias sociais e envolver diretamente os adolescentes em sua implementação. “Mais de 3,6 milhões de crianças e adolescentes ainda trabalham no Brasil. Eles são vítimas de uma cultura que aceita e por vezes valoriza o trabalho de meninas e meninos, que por isso têm seu desenvolvimento prejudicado. A solução para o problema passa justamente pela mudança dessa cultura, o que só é possível com o comprometimento de toda a sociedade”, acredita.

Para Gabriella Bighetti, diretora de Ação Social da Fundação Telefônica Vivo, uma das marcas da campanha foi a realização de intervenções urbanas em paralelo às virtuais. “A campanha teve a internet como seu principal meio, mas conseguimos potencializá-la com ações públicas, como caminhadas e distribuição de materiais informativos, em sete capitais do País. O corpo a corpo com o público foi essencial para levar informação a um número maior de pessoas, além de ensinar as formas de combater essa prática.” diz.

Também participarão os jovens Mike Tavares Pereira e Stephanie Modesto Pereira, integrantes do grupo de adolescentes e jovens comunicadores mobilizados pela Viração Educomunicação. As organizações Aprendiz, FEPETI, CEATS, Casa Redonda, Ponto Cego, Komuniki, Otagai e Mauricio de Sousa Produções também apoiam a campanha.

Colaborativa, a campanha convida a sociedade civil a se tornar agente multiplicadora, produzindo e compartilhando informações nas redes sociais abertas. Também conta com a Rede Promenino – Fundação Telefônica como fonte de conteúdo qualificado com informações, vídeos, notícias e rede social. Fora a ação nas redes sociais, a campanha esteve nas ruas de sete capitais com mobilizações realizadas por adolescentes e jovens para a erradicação do trabalho infantil e regularização do trabalho do adolescente. As capitais foram São Paulo, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador, Teresina e Belém. Para mais informações sobre a campanha: www.promenino.org.br(Com assessoria de imprensa)

Audiência sobre Trabalho Infanto-Juvenil
Quando: Segunda-feira, 10 de dezembro, das 15h às 18h
Endereço: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Auditório Teotônio Vilela | 1º andar
Avenida Pedro Álvares Cabral, n. 201 – Ibirapuera
Informações: (11) 3886 6088