12OID

Assentados do Ceará fazem petição contra retirada de antenas Gesac

12OID13/12 - Ativistas temem que falta de transparência e diálogo com governo resulte em descontinuidade de casas digitais no campo.

Rafael Bravo Bucco

13/12/2013 – Agentes de inclusão digital que atuam em assentamentos no estado do Ceará temem que a reformulação do programa Gesac interrompa o acesso à internet em casas digitais. Para tentar barrar qualquer possibilidade de desligamento de links em casas que funcionam, a comunidade criou uma petição online, dirigida à presidente Dilma Rousseff. Na petição, lembra que a manutenção da conexão é fundamental para a continuidade das ações de inclusão digital e transformação social das comunidades.

Segundo José Filho, do assentamento de Santana (CE), os agentes receberam uma lista apontando que diversas unidades, em funcionamento, terão o link Gesac interrompido. As casas digitais fazem parte do projeto Territórios Digitais, capitaneado pelo Ministério do Desenvovimento Agrário, e participante do Telecentros.br.

“A nossa grande preocupação com relação ao desligamento das antenas é justamente a garantia de que o Ministério das Comunicações vai manter o acesso qualitativo nessas comunidades”, observa. Para a preocupação ganhar notoriedade, José e outros voluntários que trabalham nas casas digitais criaram uma petição online, pedindo diálogo e o não desligamento das antenas. 

De acordo com ele, casas digitais em pleno funcionamento há mais de quatro anos fazem parte da lista. “Nossa grande manifestação contra esta questão da remoção é de não ter tido diálogo para justificar e apresentar essas questões. Vai ser garantido, realmente, que comunidades que ficam a 150 km de pontos de acessos da cidade, tenham internet? Será que esse direito, do acesso às tecnologias da informação e comunicação vai ser garantido na sua totalidade?”, pergunta.

João Evangelista, de Mocambu (CE), também vive em assentamento e faz parte do grupo que fez a petição. “O risco é de uma falha tremenda no processo educacional nas comunidades. Através das casas digitais, onde tem o sinal de antena, o pessoal que mora bem distante dos grandes centros urbanos, fazem faculdade a distância. São em torno de 4 mil pessoas beneficiadas por antena”, calcula.

O Ministério das Comunicações realizou leilão para definir a ampliação do programa Gesac. Segundo o ministério, os pontos para inclusão digital passarão de cerca de 12 mil para 24 mil nos próximos anos. Mas pelo menos 3 mil links serão desligados, por não atender a exigências mínimas, afirma o órgão.