Associação de municípios e Oi capitalizam implantação da banda larga nas escolas

A Associação de municípios do estado do Tocantins e a Oi anunciam convênio para levar a banda larga a escolas públicas. Sem explicar que é resultado de um acordo nacional entre operadoras e governo federal.

02/02/2010 – A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) esta capitalizando o compromisso assinado entre as operadoras e o governo federal, em 2008, para a implantação de acessos em banda larga em todas as escolas públicas nas sedes dos municípios brasileiros. Anuncia a assinatura de um convênio entre as prefeituras do estado do Tocantins e a operadora de telefonia Oi para instalação da banda larga nas escolas públicas municipais. O convênio, efetuado para colocar em prática o acordo, proporcionará acesso gratuito à internet até 2025 nas escolas da rede municipal de ensino, beneficiando milhares de alunos.

O presidente da associação, prefeito Valtenis Lino da Silva, de Santa Fé do Araguaia, destaca em matéria publicada pelo jornal O Girassol que a parceria com a Oi permitirá a completa informatização nas escolas públicas. “Temos que modernizar o ensino público, e a internet é uma ferramenta que traz mais qualidade à educação através do bom aproveitamento do aluno.”, disse ao jornal.

Serão contempladas cerca de 320 escolas municipais. Tiago Binda, executivo de Relações Institucionais da Oi no Estado, informa que em breve o benefício será estendido à rede estadual. A matéria traz ainda declarações do secretário estadual de Educação, senador licenciado Leomar Quintanilha (PMDB) —  “é significativo ver a cada dia a inclusão digital e social dos nossos alunos das escolas públicas do Tocantins.” e do secretário municipal da Educação de Palmas, Danilo de Melo — “Esses programas nas escolas são uma forma de garantir o futuro da criança, que terá uma ferramenta a mais para se educar.”, observa.

Na solenidade, aguarda-se a presença do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB), deputados, senadores e prefeitos de todos os municípios. Em nenhum momento a matéria explica que a iniciativa existe em todo o Brasil. Sua implantação é impossível sem a colaboração das secretarias de educação dos estados e municípios, mas a chegada da banda larga gratuita nas escolas é resultado de um acordo realizado pelo governo federal.