10/04/2012 – O Banco Mundial anunciou uma nova Política de Dados Abertos, que deve entrar em vigor em julho deste ano. Todas as pesquisas e produções publicadas pelo banco serão automaticamente licenciadas em Creative Commons (CC BY). O banco também lançou o Repositório de Conhecimento Aberto, com mais de 2 mil livros, artigos, relatórios e documentos de pesquisa, igualmente sob licença CC BY. O presidente do Banco Mundial, Roberto B. Zoellick declarou: “Conhecimento é poder. Tornar nosso conhecimento amplamente e prontamente disponível vai dar às pessoas mais recursos para que encontrem soluções para os problemas do mundo”.
A CC BY é a licença CC mais aberta, que permite o reuso, o remix e a redistribuição de conteúdos, mesmo com finalidade comercial, desde que seja dado o crédito ao autor. É recomendada para situações de máxima disseminação e reuso de materiais, preservando o reconhecimento do autor.
Lawrence Lessig, co-fundador do Creative Commons, disse que “o Banco Mundial não está apenas saindo na frente ao abraçar os princípios do livre acesso. Mas, ao colocar seus trabalhos disponíveis sob licença CC, está encorajando a divulgação do conhecimento que produz. Essa iniciativa tem um valor incrível para a universalização do conhecimento, para além das elites acadêmicas”.
O Banco espera que as versões em papel de seus trabalhos também sejam licenciadas CC. O Repositório — que será integrado com outras bases de dados, como RePEc (Research Papers in Economics), SSRN e Economists Online — já dispõe de livros e documentos desde o ano de 2009, em várias áreas, e de vários lugares do mundo, incluindo textos do World Development Report, dois jornais do Banco Mundial, o World Bank Economic Review (WBER) e o World Bank Research Observer (WBRO).
{jcomments on}