Banda larga móvel cresce 139% em um ano

O total de acessos móveis e fixos chegou a 73 milhões em abril

Do Tele.Síntese

21/05/2012 – O total de acessos em banda larga fixa e móvel chegou a 73 milhões, em todo o país, no mês de abril. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), nos últimos doze meses o crescimento foi de 73%. A cobertura da banda larga também tem avançado rapidamente com as redes de terceira geração (3G), a um ritmo de ativação de mais de dois novos municípios por dia em 2012.

Do total de acessos, 54,3 milhões são de banda larga móvel e 18,7 milhões de banda larga fixa. O número de acessos móveis mais que dobrou nos últimos doze meses, fechando o mês de abril com 8,6 milhões de modems e 45,7 milhões de celulares 3G. Nesse segmento, que inclui os smartphones, houve crescimento de 139% desde abril de 2011, período em que foram ativados 26,6 milhões de novos acessos móveis 3G. A banda larga fixa, por sua vez, cresceu 12,2% nos últimos doze meses, com a ativação de 2 milhões de novos acessos.

O ritmo de crescimento tem evoluído significativamente. Só nos quatro primeiros meses deste ano, a base de banda larga brasileira cresceu mais de 22%, com a conexão de 13,4 milhões de novos acessos. Esse volume de ativações significa que desde janeiro, as prestadoras estão conectando 1,3 acessos por segundo, um desempenho 30% superior à ativação registrada no período de doze meses, que foi de um acesso por segundo.

Desde o início do ano, a rede de 3G foi instalada em 265 municípios e, ao fim de abril, a banda larga móvel já atendia um total de 2.915 municípios, onde moram 85% da população brasileira. A infraestrutura de banda larga fixa, por sua vez, está presente em todos os municípios. (Da redação)
{jcomments on}