11/10/2012 – De 3 a 7 de dezembro, Belém será palco do 5º Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico. Uma das atrações deste ano será a oferta de 2 mil vagas nas cerca de 50 oficinas, tutoriais e laboratórios gratuitos aos participantes. Entre os assuntos explorados estão mobilidade digital e defesa cibernética, que vão contar com a participação de instrutores das forças armadas.
Também será contemplado o Sistema de Convênios (Siconv), solução desenvolvida pelo Serpro. Tecnologias como Plone, PostgreSQL, NoSQL, Python, redes sociais, PostGis, Zabbix e Forense computacional completam a grade de oficinas.
De acordo com Marcelo Dantas Junior, que coordena a parte prática do congresso, as duas mil vagas oferecidas são uma oportunidade para o público de Belém aprender, ver e ter contato com os profissionais ligados ao desenvolvimento e ao trabalho do que há de mais inovador em tecnologia da informação. “As oficinas são espaços dedicados a atividades teórico-práticas e possibilitam, em curto espaço de tempo e por meio de laboratórios com máquinas atualizadas, semear o desenvolvimento, a criatividade e agregar valor na vida pessoal e profissional dos participantes”, enfatiza.
Marcelo também ressalta que a participação dos instrutores, entre eles ícones como Karin Brietman, Davi Ottenheimer, Tânia Miranda, Eriberto, Júlio Neves e Jomar Silva, vai transformar cada atividade “em um rico momento de troca de ideias e construção do conhecimento”.
Segundo Marcelo, até o dia 30 de outubro a programação completa das oficinas será divulgada no portal do congresso. “A grade já está 95% fechada e todos os temas do congresso estarão cobertos, especialmente mobilidade digital, o tema principal, e defesa cibernética. As inscrições serão feitas no portal do Consegi e serão fornecidos certificados aos participantes”, reforça o organizador.
Consegi 2012 – 5º Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico
Quando: de 3 a 7 de dezembro de 2012
Local: Belém/PA
Inscrições: gratuitas