Da redação
14/05/2013 – A BlackBerry anunciou hoje, no Canadá, que desenvolveu um telefone para mercados emergentes, de olho nos jovens. O Q5 tem tela de 3,1 polegadas sensível ao toque, teclado QWERTY, e chegará ao mercado latinoamericano, africano, asiático e do oriente médio em julho. Haverá modelos nas cores preta, branca, vermelho e rosa.
Preço e configurações não foram revelados. A empresa afirma, porém, que os mesmos aplicativos disponíveis para modelos mais avançados da marca funcionarão sem engasgos. Deve chegar ao Brasil no segundo semestre, com suporte ao 4G.
Adam Leach, analista da consultoria Ovum, acredita que o produto pode alavancar as vendas do BlackBerry no mundo. “Há uma oportunidade importante para smartphones de alta qualidade e baixo custo. Mercado emergentes representam 17% do destino dos 450 milhões de smartphones fabricados em 2011. Acreditamos que em 2017, representarão 40% do 1,7 bilhão de smartphones fabricados”, opina. O especialista afirma, ainda, que para obter sucesso, é importante o aparelho custar abaixo dos 100 dólares.
Outra novidade da empresa é o programa para mulheres de bolsas científicas. O objetivo do programa, anunciado pela diretora criativa global Alicia Keys em Orlando, na Florida (EUA), é atrair mulheres para as Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A bolsa terá duração de quatro anos, e financiará o ensino universitário – mas é voltado para habitantes dos EUA, Canadá e Reino Unido. “As mulheres são subrepresentadas nos campos da ciência e tecnologia, e acreditamos que devemos mudar isso”, disse Keys.