02/09/2009 – A Oi implantou a primeira conexão de banda larga de Roraima, em uma escola pública de Boa Vista. A iniciativa teve apoio dos governos do Brasil e da Venezuela, e de parceiros como a Eletrobrás (holding estatal do setor elétrico), a CanTV (companhia venezuelana de telecomunicações) e a Eletronorte (controlada da Eletrobrás que atua na região). “A Oi é uma companhia genuinamente comprometida com o desenvolvimento nacional. Entre os objetivos da empresa está o de levar o serviço de banda larga a todo o território brasileiro, dentro de uma estratégia de atuação nacional consolidada com a compra da Brasil Telecom”, disse Luiz Eduardo Falco, presidente da Oi.
A conexão foi instalada na Escola Estadual Lobo da Almada, no centro da capital do estado. Com essa ativação, o programa Escolas Conectadas – realizado pela Oi – atinge agora todas as unidades da federação. No processo de desenvolvimento do projeto, a operadora contou com a rede de fibra ótica instalada sobre as torres de transmissão da Eletronorte para unir Boa Vista à cidade de Santa Elena, na Venezuela. De Santa Elena para Caracas, os dados seguirão por outra rede de fibra ótica, pertencente à CanTV. A partir de Caracas, os dados serão transportados pela rede da GlobeNet, subsidiária da Oi que opera um sistema de cabos de fibra ótica submarinos com 22 mil quilômetros de extensão. A GlobeNet interliga os Estados Unidos, as ilhas Bermudas, a Venezuela e o Brasil (Fortaleza e Rio de Janeiro) por meio de um cabo submarino. Da capital cearense, o cabo segue para o Rio de Janeiro.
A Oi se comprometeu ainda em ampliar a oferta do serviço de banda larga via cabo de fibra ótica para os municípios de Macapá (AP) e Manaus (AM) – este, atualmente atendido com conexão via satélite. Essa ampliação está listada entre as condições estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a aquisição da Brasil Telecom pela Oi.
Os usuários podem obter mais informações sobre a disponibilidade do serviço (locais e datas) e as velocidades oferecidas, pelo número 0800 031 0001 (ligação gratuita).