Da redação
12/07/2013 – Bogotá, na Colômbia, também acrescentou a suas políticas de desenvolvimento a oferta gratuita de internet sem fio. O projeto, tocado pela Empresa de Telecomunicações de Bogotá (ETB) pretende beneficiar cerca de 2 milhões de cidadãos.
Batizado de Bogotá Humana, o projeto de WiFi público pretende reduzir a exclusão digital e revitalizar áreas públicas de alto tráfego de cidadãos. Algumas áreas já foram contempladas na primeira parte do projeto, iniciada em agosto de 2012, como a Praça de Bolívar, o corredor da Carreira Sétima entre as ruas 19 e 26 e entre as ruas 11 e Avenida Jiménez, e os parques Simón Bolívar, San Cristóbal e El Tunal. Também estão conectados o Chorro de Quevedo, o Centro Memoria, Paz y Reconciliación e a Praça de Rosario.
Para usar o serviço, as pessoas devem se concetar à rede denominada WIFI_BOGOTA. O serviço opera as 24 horas do dia, de segunda-feira a domingo. Bogotá é a segunda cidade da Colômbia a ter pontos gratuitos de internet depois de Bucaramanga, que tem 98 pontos de acesso e conexões em escolas públicas.
Os pontos de conexão permitem que os usuários acessem a uma velocidade de 300 Mbps. A cidade planeja expandir a cobertura a, pelo menos, 30 novas áreas no decorrer de 2013. A expectativa é expandir a cobertura para outros espaços públicos, como praças de mercado e sistemas de transporte público, como Transmilenio.
A prefeitura de Bogotá, por meio do Alto Conselho Distrital de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), é quem arca com os custos de oferecer acesso gratuito à Internet em parques públicos. A Empresa de Telecomunicações de Bogotá, ETB, é a operadora responsável pela implementação. E a integração de dados e equipamentos, com WiFi feita pela Motorola Solutions. O valor do investimento, porém, não são revelados.
Em um dia normal cerca de mil pessoas chegam a se conectar por site. Por mês, cerca de 20 mil pessoas em toda a rede wifiBogota. A estimativa é de que, em 2013, cerca de 60 mil pessoas se conectem à rede.