Busca por qualidade e protagonismo dos leitores, duas novidades na convergência da mídia.

Estudo sobre hábitos de consumo de mídia na era da convergência mostra que 81% dos pesquisados se importam mais com a qualidade da informação do que com a publicação onde se encontra.

07/10/09 – Um estudo realizado pelo Ibope Mídia sobre os hábitos de consumo de mídia na era da convergência e apresentado ontem mostra que as fronteiras entre espectadores/leitores e produtores de informação estão se confundindo, com o uso das redes.

“A conectividade leva os usuários a um patamar de participação nunca antes imaginado. As personagens dessa nova história interagem, disseminam conteúdo, intervêm e opinam com muito mais vigor e velocidade”, afirma Juliana Sawaia, gerente de marketing do IBOPE Mídia.

O estudo chama-se Conectmídia e revela que o espectador transformou-se em colaborador, com a evolução  das formas de comunicação. “As pessoas reportam novidades e trocam informações, mas o que as diferencia é o potencial de influência e decisão em seu círculo de relacionamentos”, explica Dora Câmara, diretora comercial do IBOPE Mídia.

A exposição múltipla aos meios revela consumidores mais exigentes, bem informados e concorridos: 81% deles importam-se mais com a qualidade da informação do que onde a encontram. “O conteúdo torna-se o grande protagonista, independente da plataforma em que está exposto”, expõe Juliana.

Veja mais informações na página do Ibope Mídia e em matérias do Estado de S. Paulo e do site Tela Viva.