Campanha contra anulação das metas de qualidade lidera lista de assuntos mais comentados do Twitter

Tuitaço foi convocado para pressionar a Oi a retirar o pedido de anulação das metas de qualidade aprovadas pela Anatel para a banda larga fixa e móvel.

29/01/2012 – Convocado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o tuitaço realizado hoje chegou a ficar em primeiro lugar na lista de assuntos mais comentados da rede social Twitter durante a tarde, sob a hashtag #OiContraQualidade. A mobilização também tinha links para a iniciativa do Idec e da Campanha Banda Larga, que propõe um texto para os internautas mandarem para a consulta pública realizada pela Anatel para ouvir os cidadãos sobre a pedido da empresa.

Até esta tarde, mais de 5 mil mensagens já haviam sido mandadas como contribuições à consulta. A Oi divulgou nota se defendendo das críticas de internautas: “Não é prática internacional o estabelecimento de metas de uma rede que utiliza premissas estatísticas para o dimensionamento das ofertas de banda larga, uma vez que o próprio uso estatístico é dinâmico e evolutivo, pois depende da carga dos conteúdos de texto, áudio ou vídeo”, diz. A Oi também criou um hotsite informativo, www.oiinforma.com.br, com links para estudos técnicos que comprovam que o desempenho da conexão não depende apenas das operadoras.

Após receber o pedido da Oi pela anulação das metas de qualidade, a Anatel abriu consulta pública para permitir que a sociedade se manifeste contra ou a favor do pedido da empresa, que ficará aberta até dia 1º de fevereiro. As metas, inclusas no regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia e do Serviço Móvel Pessoal, preveem que partir de 2012 as empresas com mais de 50 mil assinantes deverão garantir a média de 60% da velocidade contratada, subindo para 70% no segundo ano, e 80% a partir do terceiro. O Idec, além de lançar a campanha, enviará a sua contribuição à consulta, que incluirá as mensagens enviadas pelos internautas no protesto de hoje. (Da redação, com informações do Tele.Síntese)