26/01/2010- Hoje, às 20 horas, os participantes do grupo de trabalho Transparência HackDay vão apresentar o Grid Público na Campus Party. Trata-se de uma infraestrutura remota, compartilhada, escalável e colaborativa pra rodar aplicativos de dados públicos, assim como muitas universidades e organizações do mundo já fazem no caso de pesquisas científicas.
“Formando um grid computacional, em vez de precisar de uma super máquina pra processar dados de projetos que são de interesse público”, explica Daniela Silva, “é possível somar a capacidade de processamento excedente de diversas outras máquinas, e rodar esses projetos numa infraestrutura realmente pública”. Isso pode reduzir custos de infraestrutura de quem implementa projetos como o Parlamento Aberto ou o SACSP, por exemplo.
Na Campus Party será distribuído o middleware — software para ser baixado e rodado nas máquinas de quem quiser colaborar, cedendo parte do poder de processamento e/ou de armazenamento não utilizado do seu computador pra rodar projetos que queiram utilizar a estrutura do grid. O software foi desenvolvido pela equipe de computação compartilhada do InterGrade, da Universidade de São Paulo.
O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, além do W3C, que está envolvido na questão dos dados governamentais abertos — participam da iniciativa.