Campus Party Recife trará fundador do Partido Pirata

Rick Falkvinge apresenta palestra sobre o movimento pirata e o compartilhamento de conteúdos na internet

14/06/2012 – Tendo como um importante tema o debate sobre cultura digital, a Campus Party Recife, que acontece de 26 a 30 de julho de 2012, no Centro de Convenções de Pernambuco e no Chevrolet Hall, contará com Rick Falkvinge, ativista social e fundador do Partido Pirata na Suécia, como palestrante magistral. O ex-empresário de software virá pela primeira vez ao Brasil e abordará o movimento pirata e a questão dos direitos autorais na era digital, trazendo discussões como a legalização das cópias com cunho não comercial, a extinção dos sistemas de gestão de direitos autorais e os conceitos de copyright e copyleft.

Rick Falkvinge contará um pouco sobre a trajetória do Partido Pirata, que se tornou o mais votado nas eleições europeias de 2009 junto à população abaixo dos 30 anos, ganhando notoriedade e as páginas dos principais jornais do planeta. Atualmente, o partido possui cadeiras no Parlamento Europeu, deputados em diversas cidades da Alemanha e está presente em mais de 30 países, inclusive o Brasil.

A edição especial do maior acontecimento de inovação, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo já é um sucesso, com mais de 1.000 ingressos vendidos em apenas 24 horas. As 800 vagas para camping já foram preenchidas e, no momento, restam pouco menos de 600 entradas disponíveis das 2.000 colocadas à venda na última semana. “A Campus Party Recife já é um sucesso. A cidade é o novo Brasil e vamos mostrá-lo ao mundo em julho através de muitas atividades e inovações tecnológicas. Teremos mais de 200 horas de conteúdo e a participação de grandes palestrantes como Rick Falkvinge”, afirma Mario Teza, diretor geral da Futura Networks do Brasil. Os interessados em garantir presença na Campus Party Recife devem se inscrever pela página www.recife.campus-party.org.

No site, o público também pode acompanhar novidades e conferir detalhes da programação. Para quem quer sugerir conteúdos, a Campus Party disponibiliza uma plataforma online especial, o Content Search Investigation (CSI) – www.csi.campus-party.org. O recurso interativo vem sendo usado desde a última edição da Campus Party, em São Paulo,  e é uma maneira de participar ativamente da construção da programação da Campus Party. As atividades selecionadas pelo CSI receberão um selo de identificação no site do evento.

Outra importante ferramenta colocada à disposição do público é a Campus Live – http://live.campus-party.org/, canal de transmissão ao vivo oferecido pela Campus Channel, plataforma oficial de streaming de vídeos da Campus Party, através da qual serão transmitidas em tempo real as principais atrações da Campus Party  Recife.  Além de acompanhar a programação, o espectador poderá interagir por meio das redes sociais. O objetivo é levar a edição de Recife à casa de milhares de brasileiros e permitir que um número maior de pessoas tenha acesso ao conhecimento disponível durante os dias evento.

Sobre a Campus Party

Criada na Espanha em 1997, a Campus Party transformou-se no maior acontecimento de tecnologia, inovação, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer. Em 2008, a Futura Networks, organizadora da Campus Party, iniciou o seu processo de internacionalização e o evento  ganhou edições no Brasil, Colômbia e México. Em 2011, a Campus Party passou a ser realizada também no Equador.

Neste ano, como acontece desde a primeira edição, a Campus Party Brasil contou com o apoio da Telefônica|Vivo, principal patrocinadora do evento. Ainda em 2012, completa 16 anos celebrando a Campus Party Europa, em Berlim, sua primeira edição no Peru e a chegada ao Nordeste do Brasil, inaugurando a Campus Party Recife. Além das mais de 200 horas de conteúdos previstas durante os cinco dias do evento, as principais atividades da Campus Party Recife serão transmitidas ao vivo pela Campus Live – http://live.campus-party.org/, possibilitando que não só os 2 mil campuseiros, mas também milhares de pessoas possam acompanhar e participar do evento. (Assessoria de imprensa)
{jcomments on}