Da redação
03/01/2013 – A Canonical, empresa sul-africana responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional para computadores Ubuntu, anunciou na quarta-feira (2) que pretende lançar um smartphone que usará uma versão móvel do Ubuntu até o final do ano ou, no mais tardar, início de 2014.
O Ubuntu Phone será compatível com os celulares atuais, que usam Android. A intenção da empresa é que seu sistema para celulares seja usado por dois públicos: usuários de smartphones baratos, e empresas que precisam de equipamentos sofisticados e seguros.
Outra expectativa da empresa é integrar com facilidade o universo digital de quem já usa o Ubuntu no computador e os sistemas de armazenamento em nuvem. O sistema rodará aplicativos próprios ou contruídos com linguagem HTML5.
Segundo o site The Verge, os dois aparelhos (um de entrada, e outro supersofisticado) já estão em desenvolvimento. A configuração do modelo mais simples deve ter processador de 1 GHz Cortex A9, 512 MB a 1 GB de memória, armazenamento entre 4 GB a 8 GB, com a possibilidade de expansão via cartão de memória.
A versão top de linha deve ter procesador de quatro núcleos A9 ou Intel Atom, 1 GB de memória, armazenamento de 32 GB e funcionaria também como um desktop quanto conectado a teclado de monitor.