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Daí a decisão pela solução Metasys, que hoje é chamada de Minicom.
ARede nº62 setembro de 2010 – O Telecentros.BR, maior programa do governo federal de pontos de acesso à internet públicos e gratuitos, decidiu adotar o sistema de gestão Metasys Monitor, da International Syst. Trata-se de uma plataforma livre, mas comercial,usada nos kits de telecentros do Ministério das Comunicações (Minicom), que também licitou os equipamentos do Telecentros.BR. De acordo com Cristina Mori, coordenadora executiva do Telecentros.BR, a licitação de equipamentos realizada em 2007 exigia que,utilizando uma distribuição livre, a empresa garantisse a manutenção do sistema operacional.Esse contrato ainda vale e a existência da garantia de manutenção pesou na escolha do sistema para o Telecentros.BR.Cristina informou que o Minicom ficou com o código do sistema, apelidado exatamente de Minicom, e, a partir dele, vai monitorar os equipamentos em uso nos telecentros do projeto.Além dos computadores novos distribuídos nos kits, o Telecentros.BR vai utilizar equipamentos recondicionados, que serão gerenciados remotamente pelo software Cacic. Dos telecentrosem atividade que vão se integrar ao Telecentros. BR, 41% cadastram seus usuários. Desses, metade utiliza algum sistema de gestão. Os projetos de telecentros que fazem parte do programa usam sistemas operacionais distintos, e será preciso, para integrar tudo isso, uma plataforma comum. Mais do que gerenciar uma unidade de telecentro, ganha peso,no Telecentros.BR, uma funcionalidade de gerenciamento até agora pouco valorizada: a integração entre os pontos de acesso, tanto entre as unidades do programa qaunto com os demais projetos de inclusão digital.Essa integração vai gerar informações sobre os locais e municípios mais excluídos digitalmente e que cursos ou oficinas são procurados em cada localidade, entre outras. Dados assim vão orientar as avaliações do programa e ajudar a traçar os próximos passos. Além da questão de integração, os gestores apontam a relevância de manter atualizados os bancos de dados de infocentros.Esse é um dos desafios do Telecentros.BR, admite Cristina Mori: garantir a interoperabilidade entre os centros já existentes e os novos. “Alguns programas têm seus próprios sistemas de gestão. O Ministério do Planejamento vai implantar um sistema de coordenação para estabelecer diálogos entre as iniciativas do programa e outras em operação”, relata. Além da interoperabilidade de dados, haverá esforços para padronizar processos técnicos.Também é importante fazer a integração entre as pessoas que atuam nos infocentros – gestores e monitores. “Com isso, haverá mais troca de informações com e entre esse pessoal”,explica Frederico Guimarães, do programa BHDigital, que vai implantar pontos do Telecentros.BR. Ele destaca que o conhecimento dessaspessoas não pode ser desperdiçado. Por conta disso, revela, o BH Digital planeja a criação de uma rede social pela qual esses monitores poderão compartilhar informações. “É uma maneira de evitar o conceito de ‘ilhas’ e garantir a continuidade do projeto”, observa. (F.A.)