Cartas

Prêmio ARede 2011
“Prêmio”. Após ouvir essa palavra fiquei curioso para saber a que referia-se. Logo fiquei sabendo que o CRC conseguiu receber um prêmio da revista ARede. Com todos os compromissos e tudo mais, foi feita uma escolha democrática na qual eu, Leon de Oliveira, educando do CRC Marista do Recife, curso de recondicionamento de computadores, fui escolhido para representar todos os outros educandos. Com a ida a São Paulo, lugar onde a revista escolheu para a entrega do prêmio, obtive uma visão diferenciada da situação onde o CRC é muito mais que um curso de manutenção, ou um local onde os educadores falam sobre seu conhecimento aos educandos. É 
um lugar onde perspectivas de vidas mudam, pessoas são lapidadas, não para o severo mercado de trabalho, mas para a vida, conseguindo ultrapassar barreiras para a construção de um cidadão, um indivíduo capaz de compreender muito mais do que códigos binários em um monitor. E a entrega desse prêmio não seria para mostrar o que o CRC conseguiu, mas do que somos capazes de fazer com união, amor, superação e respeito ao meio ambiente. “Seja a diferença que você quer ver no mundo”.
Leon de Oliveira Pedrosa
Educando do CRC 
Recife (PE)

CAIU NA REDE
Os assuntos mais comentados 
no portal ARede Online

UCA
Olá Patricia! Parabéns. Seu artigo trata, com muita propriedade, das percepções que temos a respeito do programa. Obrigada à revista por torná-las públicas.
Leila Portz da Silva

Oi Patrícia! Parabéns a você e à revista ARede pelo artigo que fala do ProUCA no Brasil. Você conseguiu falar de vários aspectos que envolvem um programa de dimensão nacional. Também buscou ouvir pessoas envolvidas diretamente no ProUCA e que tem a respeitabilidade na comunidade científica. Obrigado por produzir uma matéria de excelente qualidade informativa e formativa. São artigos assim que contribuem para bem informar a sociedade que financia esse programa, e estimular o debate sério e profundo sobre tão importante tema que é 
a inclusão digital e a incorporação da cultura digital nas escolas.
Rogério Santos Pedroso

Entrevista com Sônia Bertochi
De fato, Sônia, a utilização eficaz das tecnologias, mídias e redes sociais no ambiente escolar depende muito da metodologia empregada pelo educador, para que a aprendizagem seja mesmo significativa, promovendo o diálogo e a interação entre educador e educandos. Espaços diferenciados requerem formas diferenciadas de atuação. Há um tempo e espaço peculiares entre a sala de aula, o laboratório de informática, os ambientes virtuais (redes) e os ambientes presenciais de interação (saídas de campo, por exemplo). Como comento: trabalhar colaborativamente com os alunos e cooperativamente com os colegas educadores é uma das formas de estabelecer círculos, redes de interação, dentro e fora da escola, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem, incentivando a produção coletiva, a divulgação de projetos, o envolvimento da família e da comunidade. Parabéns pela entrevista, muito esclarecedora e motivadora.
José Antonio K. Roig

MANDEM PRA CÁ
Agradecemos aos (as) 
caríssimos (as) que nos enviem 
seu rico material para o endereço já mencionado.
Sandra Canito
Coordenação pedagógica
Instituto de Integração e Capacitação da Familia (Incaf)
Paracuru (CE)

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