Rádio web de Sergipe

Recebo a revista ARede, o que tem contribuído muito para discussões pedagógicas sobre tecnologias e suas possibilidades. Na edição do mês de janeiro/fevereiro (ARede nº 33), foi publicada uma matéria sobre o rádio como instrumento de ação pedagógica. Conheço o trabalho desenvolvido pelo professor Adilson e da equipe do Rádio Educ-SE (programa estadual), que está de parabéns por resgatar, nas escolas públicas do estado de Sergipe, a linguagem radiofônica.
Margareth Cristóvão Ramos
Coordenadora pedagógica
Secretaria de Estado da Educação –
Dite – Divisão de Tecnologia do Ensino
Aracaju – SE

Pólo de Ilhéus

Temos como projeto, entre outros, atender a demanda social do município junto à população de adolescentes entre 15 e 19 anos, com cursos direcionados para a área de TI (tecnologia da informação). Vale ressaltar que Ilhéus abriga um Pólo de Informática, e é o único município do nosso estado que tem Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. Diante das informações, solicito receber ARede para enriquecimento da nossa biblioteca tecnológica.
Camilo de Lélis Watson Carvalho
Presidente
Fundação Negreiros
Ilhéus – BA

Assentamentos

Nossa associação, juntamente com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, está buscando implantar os Telecentros Paranavegar nos assentamentos do Paraná. Temos também uma biblioteca, por isso  gostaria de receber a revista.
Caio Mallet
Associação de Cooperação Agrícola e Reforma Agrária do Paraná
Curitiba – PR

Arte-educação

Gostaríamos de alterar o endereço de entrega da revista. Reiteramos que a revista nos é de grande interesse, pois destina-se à biblioteca comunitária desta instituição filantrópica, que atende crianças e adolescentes da periferia, fazendo a inclusão em projetos de arte-educação; e promovendo, ainda, inclusão digital com acesso gratuito à internet aos educandos dos projetos e à comunidade local, com utilização de software livre.
Angélica Maria de Almeida
Bibliotecária
Centro Social Marista – Ir. Rui Leopoldo Depiné
Ribeirão Preto – SP

TV Verde Escola Vida

Sou professor do Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado no bairro da Liberdade, da cidade de Salvador, do estado da Bahia, e estamos realizando há oito anos um projeto chamado Verde Escola Vida, de meio ambiente, no qual o interessse maior é que os estudantes aprendam o quanto é necessario cuidar e preservar o meio em que se vive e trabalha. Em 2007, fizemos um seminário e lançamos o site e a TV online do projeto (em fase de experimento, funcionamento efetivo este ano), por sabermos que a rede é um dos canais de comunicação que atinge hoje os estudantes de forma dinâmica e veloz.
Paulo Hegouet
Professor
Colégio Estadual Duque de Caxias Projeto Verde Escola Vida
Salvador – BA
www.verdescolavida.xpg.com.br
www.worldtv.com/verdeescolavida

Nova Fatec

Nossa Fatec tem a missão de promover a educação e as atividades tecnológicas necessárias ao desenvolvimento do município e da região por meio do ensino, da pesquisa e da extensão em áreas estratégicas para a inclusão social e a inovação no estado do Ceará. A faculdade está iniciando seus trabalhos, buscando o reconhecimento do MEC ainda este ano, e implantará sua biblioteca. (…) Devido ao interesse constante dos usuários (professores, alunos e comunidade) pelos títulos da coleção de ARede, venho, por meio desta, saber da possibilidade de disponibilizar, para uso neste centro de informação, de exemplares de seu periódico regularmente. O mesmo será de grande valia para esta unidade informativa.
Luiz Carlos Silveira de Sousa
Coordenador
Biblioteca Fatec – Sertão Central
Quixeramobim – CE

Quixeramobim II

No laboratório de informática da nossa escola, trabalhamos com o objetivo de incluir digitalmente a comunidade escolar, bem como inserir novas tecnologias nas metodologias de ensino. Por isso, gostaria de receber exemplares da revista ARede.
Patrícia Saldanha Vasconcelos
Professora-coordenadora do Laboratório Escolar de Informática
EEFM Assis Bezerra
Quixeramobim – CE

Bolsas em Andradas

Cumprimentos ao belo trabalho que acompanho há dois anos. Estamos elaborando um projeto, no qual iremos até as escolas públicas ministrar uma palestra sobre inclusão digital, buscando tirar algumas dúvidas e também conscientizar um pouco mais jovens de 15 a 17 anos (que cursam o Ensino Médio) a respeito do mundo digital. Nestas palestras, iremos também sortear bolsas de estudos entre os alunos, pois sabemos da dificuldade de alguns pagarem um curso. Com essa idéia, estamos a fim de dar chance de alunos de baixa renda fazerem bom curso de informática. (…)Gostaria de saber se vocês poderiam enviar para cada escola em que passássemos a revista ARede.
Guilherme de Morais Teixeira
Professor
Colégio Junqueira Lemos
Andradas – MG

Vocabulário

Como faço para receber exemplares da revista ARede? Tive o prazer de conhecer o trabalho de vocês e acredito que as matérias divulgadas podem enriquecer meu vocabulário em meu estudo e trabalho relacionado exatamente a essa área, com a qual tenho grande identificação
Fabio Aguiar
São Félix do Araguaia – MT

Contra o trabalho escravo

Nós, do Instituto Trabalho Vivo, uma organização não-governamental e sem fins lucrativos localizada no Maranhão, gostaríamos de receber os exemplares periódicos desta importante revista. Uma de nossas ações é o combate ao trabalho escravo contemporâneo, um problema que degrada física e psicologicamente a pessoa humana.  Através do nosso projeto, buscamos inúmeras formas de levar informação e mobilizar entidades públicas e civis sobre essa mazela social. Em relação ao uso das novas tecnologias da informação para a inclusão social, temos um site, com dicas ao trabalhador, opinião e matérias. Também nos empenhamos na formalização das denúncias de trabalho escravo em diversas regiões do estado, encaminhando todas ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através de uma rede de instituições ligadas ao Forem. Assim, utilizamos tecnologias como e-mail, fax e telefone, ferramentas antes pouco utilizadas no atendimento aos trabalhadores rurais, que sempre ficavam reféns da burocracia institucional. Esperamos receber as revistas para, futuramente, ampliar os horizontes de nossas ações por meio das novas tecnologias.
Márcio Cruz
Agente administrativo
Instituto Trabalho Vivo –
Projeto Enraizar Forem
São Luís – MA
www.forem.org.br

R: Os pedidos foram cadastrados para envio de ARede.



Mandem pra cá!

Li a revista ARede na secretaria da escola em que eu trabalho e gostaria muito de recebê-la, pois é muito bom o conteúdo, e de muita utilidade no meu trabalho. Parabéns!
Danielle da Silva Santos
Instrutora
Prefeitura Municipal de São Gonçalo
Secretaria de Desenvolvimento Social – Projeto Agente Jovem
São Gonçalo – RJ

Gostaria de saber se é possível o envio da revista ARede versão impressa para este núcleo de pesquisa.
Ciça Martins
Pesquisadora
Unicamp – Núcleo de Informática Aplicada na Educação
Campinas – SP

Gostaria de parabenizar pelo belo trabalho que é realizado na revista. Atuo num projeto social que atende adolescentes de 12 a 18 anos, onde ministro aulas de informática e cidadania. É uma parceria entre o Comitê para Democratização da Informática (CDI) e a Fundação Casan (Fucas). Considero de suma importância receber esta conceituada revista para o enriquecimento do nosso trabalho.
Lenice Maria Velter
Educadora de Informática e Cidadania
Fucas – Fundação Casan
Florianópolis – SC

Gostaria de receber exemplar da revista ARede e ficar por dentro das novidades do mundo da informática e de tudo o que rola e acontece na área da internet.
Genilson Araújo
Voluntário
Estação Digital Coruipe
Coruipe – AL

Dou aula de informática para alunos em escolas públicas e comunidades carentes. Como, na minha região, nem todas as pessoas têm acesso à inclusão digital, eu gostaria de receber  ARede. Com certeza, a revista vai me trazer muito mais conhecimento, para que eu possa repassar aos meus queridos alunos.
Jonatas Luíz Boni
Estudante e voluntário
Escola Ilton José Martins
São Domingos – RO