Conexão na Baixada
Gostaria de saber como anda o processo de implantação da rede sem fio na Baixada Fluminense, pois estava previsto para o mês de junho e até agora nada. Comprei até um notebook, mas parece que terei de esperar pelas eleições.
Cláudio Ferraz de Abreu
Nilópolis – RJ
fsabreu@click21.com.br
R: De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso, até o final do ano a conexão gratuita estará disponível na Baixada Fluminense e no Maracanã.
Quem pode ajudar?
Temos muitas crianças carentes que gostariam de fazer balé, mas não têm condições de pagar pelas aulas. Também temos muitas crianças querendo participar das Olimpíadas ou fazer teatro. Quem sabe o nosso bairro pode produzir um grande ginasta? Se algum professor viesse dar aulas aqui, de balé, ginástica ritmica ou teatro, seria muito bom. Tenho certeza que as crianças vão amar.
Doérzia Bispo
Escola Estadual Maria Modesta Cravo
Belo Horizonte – MG
doerzia@msn.com
Rádio nas escolas
A edição n° 36, de maio de 2008, da revista ARede aborda a experiência das rádios escolares do programa Nas Ondas do Rádio, na cidade de São Paulo. A reportagem descreve a participação dos alunos em estúdios de rádio instalados em escolas paulistanas, onde se incentiva a ação cidadã de caça a vândalos e delinqüentes, que até então depredavam os prédios e vendiam drogas nas escolas. Faço parte do fórum digital sobre rádio do DX Clube de Pernambuco e gostaria de levar a matéria para ser discutida com os demais membros.
Glauber Gleidson Peres
Pindamonhangaba – São Paulo
marginaisdoparaiso@yahoo.com.br
R: O conteúdo d’ARede é livre para utilização em quaisquer outras mídias.
Mandem pra cá!
Recentemente descobri a existência da revista ARede e fiquei muito entusiasmado com o seu conteúdo. Gostaria muito de receber um exemplar da revista.
Professor Luis Alberto Lyra de Aguiar
Fundação de Ação Comunitária (FAC) Governo da Paraíba
João Pessoa – PB
Faço parte de um ponto de cultura e já recebo a revista ARede há alguns anos. A publicação tem me ajudado muito no desenvolvimento do meu trabalho. Agora vou ser oficineira do Projovem Adolescente e gostaria de receber mais exemplares para distribuir entre outros oficineiros.
Eliene L. de Jesus
Araci – BA
Gostaria de parabenizá-los pela revista ARede. O objetivo principal de nossa biblioteca é promover a inclusão cultural e digital da comunidade da região. Para tanto, gostaríamos de solicitar a revista, que vai enriquecer o nosso acervo.
Cristiane Neves
Bibliotecária
Biblioteca Dr. Aristóteles Gomes
Vera Cruz – BA
Tivemos o prazer de conhecer ARede e gostaríamos de receber exemplares para a biblioteca do colégio. Vivemos a uma distância considerável de grandes centros, no semi-árido baiano, às margens do Rio São Francisco, além de termos sido atingidos pela barragem de Itaparica. A duras penas conseguimos transformar a escola em um centro de convergência dos moradores da cidade e da cultura local. Já conseguimos montar a biblioteca e uma estrutura básica de rádio na própria escola. Estamos aguardando a iniciativa da Secretaria de Educação do Estado, que promete entregar computadores para iniciarmos o programa de inclusão digital.
Euclides Soares de Novais
Diretor
Colégio Estadual Dulcina Cruz Lima
Rodelas – BA
Por de um de nossos alunos, soubemos da possibilidade de doação da assinatura da revista ARede. Sou bibliotecária do campus de Alegrete da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), uma nova instituição de ensino, que está começando a se estruturar. ARede também foi recomendada como uma excelente revista por alunos do curso de Ciência da Computação. Ficaríamos imensamente agradecidos pela doação.
Cátia Araújo
Bibliotecária do campus
de Alegrete da UNIPAMPA
Bagé – RS
Sou mestranda no programa de pós-graduação em Ensino de Ciência e Saúde na UFRJ/Nutes. Meu projeto de pesquisa é sobre inclusão digital no ensino de ciências e minha intenção é fazer uma análise das iniciativas nas diferentes esferas governamentais e não-governamentais. Minha orientadora sugeriu que eu assinasse a revista ARede e obtivesse os números antigos para fazer um mapeamento dessas iniciativas. Sou bibliotecária e trabalho na biblioteca do Museu de Astronomia e Ciências Afins, que é um dos institutos de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia. Será que a coleção da revista poderia ser doada à biblioteca?
Lúcia Alves da Silva Lino
Rio de Janeiro-RJ
lucia@mast.br
Fiquei sabendo através de uma amiga da revista ARede e a achei muito interessante, com um conteúdo bem direcionado e proveitoso para a escola. Se possível, goataria de recebê-la para apreciação dos professores de nossa escola.
Professora Janice Leoni Schwarz
Coordenadora do Espaço Informatizado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa
Campo Bom – RS
escolaruibarbosa@sinos.net
Gostaria de receber a revista ARede. Sou coordenador de comunicação da HocTempore, uma ONG que atua no sul do Rio Grande do Sul na área de direitos difusos e mídia popular. A Hoc Tempore surgiu no final de 2004, representando o pensamento coletivo de um grupo de pessoas interessadas em fortalecer o terceiro setor no Brasil, atuando em áreas como interesses difusos, mídia alternativa e desenvolvimento com sustentabilidade. Nossa estratégia para mudança e um mundo melhor passa por incidir na realidade social, formulando ações por meio de políticas públicas e projetos técnicos.
Bernardo Vaz
Coordenador de Comunicação
Hoc Tempore
Pelotas – RS
berharp@gmail.com
Alagoas e Piauí também
Parabenizo a revista ARede pela magnífica matéria de capa “ O celular pode apoiar a inclusão social?” (edição nº 36, do mês de maio). O título contém uma pergunta que o Estado de Alagoas trata como afirmação desde 2006, quando começamos a dar nossa contribuição através do projeto Móvel – Informações e Serviços via Celular, no qual diversos serviços do governo são oferecidos à sociedade por meio de dispositivos móveis. Lamento, porém, que esse projeto de m-gov de Alagoas e o do Piauí (InformaFácil) não tenham sido citados na reportagem. Que tal uma matéria complementar incluindo estas outras iniciativas?
Thiago Ávila
Diretor de Tecnologia da Informação
Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas – ITEC
Maceió – AL
thiago.avila@itec.al.gov.br
Micros recondicionados
Sou assinante da revista e militante da causa da inclusão digital. Envio uma sugestão de pauta sobre o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC – CESMAR), já em operação em Porto Alegre (RS). Dezenas de telecentros em comunidades carentes de nosso País já foram contemplados com equipamentos recondicionados, para induzir o movimento de inclusão digital no Brasil. Em breve será inaugurado um galpão específico para este CRC, com o apoio efetivo do governo federal. Este projeto contempla a participação para 80 jovens de famílias de baixa renda, no bairro.
Mário Quintana, região nordeste da cidade de Porto Alegre.
Luiz Osório Waldow
CRC – CESMAR
Porto Alegre – RS
Blogs na educação
Gostaria de propor uma reportagem para a revista ARede que abordasse os blogs e sua importância no meio educacional, como ferramenta de inclusão social e fonte disseminadora de conhecimento, e suas comunidades, onde se dissemina o uso do software livre como fator de inclusão social. Blogs como Caldeirão de Idéias, Letra Viva do Roig, Idéias em Blog, Miriam Salles, O PC e a Criança, Observatório da Educação, Palavra Aberta, Professor Rafael Nink de Carvalho, Professora Gladis Leal dos Santos, Andrea Toledo, Arte Brasilis, Rosanearte, Dança das Palavras, Bloguinfo, Quimilokos, Educar Já, Blogosfera, Gibiteca, Suzana Guitierrez e outros são maravilhosamente escritos, cada um dentro de sua proposta.
Robson Garcia Freire
Itaperuna – RJ
robsongarciafreire@hotmail.com
Projeto de metarreciclagem
Em parceria com o Proinfo/Gesac, realizamos uma oficina de metarreciclagem no Colégio Estadual Delmiro de Miranda Britto, no município de Canindé de São Francisco, em Sergipe. O objetivo é ensinar os alunos da rede pública estadual a trabalhar com equipamentos digitais antigos, considerados como lixo digital e sucata, mas que ainda podem ser utilizados. A partir da metarreciclagem é possível reciclar idéias sobre a utilização de computadores, visando à transformação social. O intuito do projeto é fomentar a autonomia tecnológica nas comunidades escolares a partir dos princípios da reciclagem e do software livre, gerando meios de criação de trabalho e rendimento com base nos produtos desse processo. O objetivo não é apenas o acesso à tecnologia, mas sobretudo a sua efetiva apropriação pelos alunos como meio de desenvolvimento, criação e recriação dos saberes absorvidos nesse processo de ensino e de aprendizagem. O projeto tem sido um sucesso e gostaríamos de vê-lo divulgado na revista.
Simone Reis
Multiplicadora Proinfo/Coordenadora Gesac
Divisão de Tecnologia de Ensino (Dite)
Aracaju – SE
sreisaju@yahoo.com.br
R: Os pedidos foram cadastrados para envio de ARede.