Fazendo cinema


Projeto Telinha de Cinema

Gostaria de compartilhar um pouco da história do nosso projeto com vocês. A idéia central do projeto Telinha de Cinema nasceu como uma estratégia para estimular a produção audiovisual entre os estudantes da rede pública de Palmas, capital do Tocantins. Ao mesmo tempo, o projeto se tornaria um instrumento de apoio para o processo de educação formal. Aproveitamos o desenvolvimento das tecnologias de telefonia móvel e a popularização e o barateamento dos aparelhos celulares com câmeras para facilitar o acesso aos recursos técnicos necessários para a produção audiovisual. Por se tratar basicamente de cinema, o projeto lida diretamente com a escrita, a leitura e a compreensão de diversas linguagens, principalmente a língua portuguesa. Com o desenvolvimento de atividades como interpretação e desenvolvimento de roteiro, percebemos nitidamente a evolução dessas habilidades. Prova do grande potencial deste projeto foi o 1º lugar no Prêmio Nacional edu.mov do Instituto Telemig. Ao Telinha também foi concedido o prêmio de Melhor Projeto de 2007 na área de Educação utilizando Dispositivos Móveis.
Leila Dias
Coodernadora geral
Projeto Telinha de Cinema
leiladcavalcante@gmail.com
Palmas (TO)

Mundo virtual

Gostaria de ver publicada na revista ARede uma matéria sobre a ONG  Comunidades Catalisadoras, que faz um trabalho excelente de fomento de redes virtuais de divulgação de soluções sociais criadas pelas comunidades.
Cristina Fernandes de Souza
Programa Educação & Participação
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)
São Paulo (SP)

Pesquisa apoiada

Trabalho na Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) e gerencio o Programa de Inovação Tecnológica. Acabamos de finalizar sete projetos em tecnologias sociais, os quais foram contemplados através de edital. Os trabalhos foram apresentados em um seminário e tivemos a participação de um público expressivo. Portanto, gostaria de saber se a Momento Editorial tem interesse em conhecer e divulgar os nossos trabalhos.
Angelúcia Melo
Coordenadora Executiva de Apoio e Desenvolvimento de Programas
Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec)
angelucia.melo@fapitec.se.gov.br
Aracaju  (SE)

Barreiro a todo vapor

Sou diretor administrativo da União das Associações de Moradores de Alagoinhas (Uama). Venho parabenizar esta grande empresa pelas matérias que têm sido divulgadas e ao mesmo tempo informar que, aqui em Alagoinhas, nós temos quatro telecentros e dois infocentros, sendo um no quartel do Exército, um na prefeitura e outro no bairro do Barreiro. Apenas o do bairro de Barreiro realmente funciona como deve. Os trabalhos foram iniciados em maio de 2006. Durante esse tempo foram inscritas 624 pessoas, nas oito etapas do curso de informática básica livre, cada uma com seis turmas de 13 alunos. Foram entregues 256 certificados, ressaltando que as pessoas que não atingem a média de 6,5 não recebem certificado, mas podem se matricular novamente. Nesse período, além dos cursos, realizamos várias atividades dentro da área de informática, e estamos com um projeto de web design e manuntenção de microcomputadores.
Nilton Rodrigues da Silva
Diretor administrativo
União das Associações de
Moradores de Alagoinhas (Uama)
Alagoinhas  (BA)

Mandem para cá

Como faço para assinar a revista impressa ARede? Sou professor e gostaria de recebê-la em minha casa.

Leonardo Lopes
Professor – Colégio Educare
Rede Pitágoras
leonardobiologo@yahoo.com.br
Barão de Cocais  (MG)

Gostaria de ser assinante da revista ARede, uma vez que trabalho no projeto de Inclusão Digital, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais.

Eric Longo Castanheira
Consultor – Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais
ericlcast@gmail.com
Belo Horizonte (MG)

Somos uma equipe de tecnologia da Universidade Federal Fluminense que lida diretamente com educação. Gostaríamos de saber como receber a revista ARede.
João Marcel

Designer – Núcleo de
Tecnologia da Proac (NTI)
tecnologia@proac.uff.br
www.proac.uff.br
Niterói (RJ)

Sou educadora digital na Entidade Obras Sociais da Pampulha (OSP), provedora do Projeto Educação Digital. Atendemos 180 crianças do Centro Infantil São Francisco de Assis, de 4 a 8 anos, e também os funcionários e voluntários da instituição. Fiquei sabendo da revista através da escola onde eu estudava no ano passado, gostei muito do conteúdo e acredito que será um excelente material de pesquisa e difusão cultural. Portanto, desejamos ter acesso a essa fonte de conhecimento e cultura.

Débora Gomes
Educadora digital – Obras Sociais da Pampulha (OSP)
dborahgomes@gmail.com
Sabará (MG)

Trabalho na Rede Saci / USP Legal, uma instituição que procura facilitar a comunicação e a difusão de informações sobre deficiência, visando a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência. Gostaríamos muito de receber uma assinatura da revista ARede, se possível, na medida em que um de nossos focos é o mesmo de sua publicação: a procura por informações de cunho digital e tecnológico para transformação social.

Abraão Silva
Monitor – Biblioteca da Rede Saci
Ana Maria Barbosa
Coordenadora – Rede Saci
ana@saci.org.br
www.saci.org.br
Cidade Universitária – São Paulo (SP)

Estou iniciando um curso de inclusão digital com cinco turmas de 15 alunos cada, e será de grande ajuda termos os exemplares da revista ARede. Nossa comunidade é bastante carente e a oportunidade de termos leituras como os conteúdos da revista possibilitará uma riqueza de informação significativa para nosso Projeto de Inclusão Digital.

Iristeu Gomes Barboza
Instrutor de informática
Associação Lar Maria e Sininha
Eldorado (SP)

Gostaria de saber a possibilidade de recebermos um exemplar mensal da revista ARede. A revista sempre traz projetos interessantes, que contribuem muito para as nossas pesquisas. A Ashoka é uma organização internacional sem fins lucrativos, criada em 1980, com o intuito de apoiar empreendedores sociais e outros atores estratégicos para a construção de uma sociedade na qual todas as pessoas são agentes de mudança. Pioneira neste trabalho, a Ashoka sempre acreditou que mudanças sociais são lideradas e disseminadas por pessoas com capacidade de liderança, criatividade e comprometimento para resolver, de forma efetiva, problemas sociais vigentes.

Claudia Azevedo
Estagiária da área de Busca
e seleção – Ashoka Brasil
claudia.azevedo@ashoka.org.br
www.ashoka.org.br
São Paulo (SP)


Portal Ashoka

Gostaria de saber como conseguir a versão impressa desta revista. Ensino como usar Linux  no telecentro da Escola Municipal Prof. Carlos Leal, em Araruama (RJ). Seria de grande ajuda para o aprendizado e como fonte de pesquisa para os meus alunos.

Luiz Pedro de Oliveira
Professor – Escola Municipal
Prof. Carlos Leal
lpfbom@gmail.com
Araruama (RJ)

Gostaria de receber a revista ARede para divulgar em meu programa radiofônico as principais matérias e projetos que merecem destaque. Ao meu ver a revista é muito boa.
Tive conhecimento da revista na escola onde presto serviço comunitário e achei muito boa.

Vilma Isaias Rodrigues Souza
Rádio Comunitária da Associação Comunitária de Jamacaru (ACJ)
vilmaeisaias@bol.com.br
Distrito de Jamacaru (CE)

Venho trabalhando no processo de inclusão digital há bastante tempo. Estou me graduando em gestão da tecnologia da informação (anteriormente chamado de software livre) no Centro Universitário de Belo Horizonte. Atualmente trabalho no Centro de Recondicionamento de Computadores, local onde disseminamos o uso da tecnologia como uma ferramenta de desenvolvimento humano, pessoal e profissional. Através da revista ARede venho tendo acesso a informações de qualidade, que vêm colaborando muito para minha formação profissional, tendo em vista que nesta área é muito importante que o indivíduo se mantenha atualizado. ARede me proporciona esta atualização com muita qualidade. Contudo, gostaria de difundir o uso desta excelente revista para meus alunos. Gostaria de solicitar que um exemplar da revista fosse enviado mensalmente.

Deusdeth Marciano Filho
deusdethmarciano@yahoo.com.br
Belo Horizonte (MG)

Gostaríamos de receber a revista ARede para a Escola Formare, projeto social apoiado pela Suzano Papel e Celulose, no extremo sul do estado da Bahia, em Suzano (SP) e no Embu (SP). São atendidos jovens de comunidades de baixa renda que durante um ano fazem curso profissionalizante de Assistente de Produção e Logística nos sites das fábricas na Bahia e em São Paulo. Consta na grade do curso a disciplina informática, na qual os alunos têm noções de inclusão sociodigital.

Ariana Magalhães
Coordenadora Projeto Formare
Escola Formare
Mucuri (BA)

Sou diretora do Centro de Tecnologia da Fundação Municipal de Educação de Niterói, da Secretaria Municipal de Educação. Desenvolvemos tudo o que é pertinente a informática e inclusão digital do município. Possuímos 36 escolas com laboratórios de informática em conexão banda larga. Possuímos 19 telecentros do Programa Educação e Inclusão Digital. Teríamos enorme interesse em receber um exemplar mensal da revista ARede, que é valiosa em informações sobre as questões que nos afetam diretamente. Aproveitamos para parabenizar pela qualidade da publicação e compromisso com a inclusão digital.

Maria Angélica Pinto de Paiva
Diretora – Centro de Tecnologia
Fundação Municipal de
Educação de Niterói
mapp@educacao.niteroi.rj.gov.brv
Niterói (RJ)