Projeto de reciclagem
Sou antropóloga e conheci o trabalho assistencial diferenciado desenvolvido pelo Instituto Leonardo Murialdo, em Porto Alegre, no Morro da Cruz. Acho que vale uma matéria, pois são inovadores em muitos pontos. Destaque para a reciclagem e para a biblioteca.
Lúcia Scalco
Doutoranda de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Porto Alegre (RS)
luciascalco@hotmail.com

Desenvolvimento social
Gostei da grande e esclarecedora entrevista da professora Tânia Bacelar, sobre a diversidade econômica e regional de nosso país. Recentemente no Orkut, na comunidade da revista Caros Amigos, escrevi um tópico em forma de artigo com o título “Preconceito e Desenvolvimento Social e Econômico”. No artigo, eu provo a tese de que o preconceito, seja racial, social, sexual, de gênero, étnico etc. está em um dos grandes entraves para a distribuição da riqueza gerada e da qualidade de vida e ascensão social da população. Tânia, Ladislau Dowbor, Luiz Gonzaga Belluzzo, entre outros, são vozes que a ditadura neoliberal e ortodoxa conseguiu calar por anos. As classes altas e médias da sociedade sempre consideraram que a população das favelas, periferias, do campo, do sertão nordestino, os povos da floresta, quilombolas, indígenas são pessoas inferiores e por isso as classes altas e médias, as oligarquias, se acham no direito de tomar o desenvolvimento das localidades regionais.
Luiz Henrique Gomes Moraes
luiz.henriqk@yahoo.com.br

Artigo para ARede
Caros colegas, é possível escrever artigos relacionado a inclusão digital
para serem publicados? Quais os requisitos, em caso afirmativo, para publicar? Sou professor no ensino técnico em informática no Paraná.
Flávio Fabrini
Professor
Xambrê (PR)
flafabrini@seed.pr.gov.br

R. Publicamos artigos que abordem temas relativos à inclusão social por meio do uso de tecnologias. Os textos devem ser enviados à redação, para avaliação.

Inclusão efetiva
A área tecnológica tem sido para mim forte prioridade, visto os momentos de mudanças e avanços rápidos que estamos vivendo. O professor, hoje, mais do que nunca, precisa reconhecer as necessidades de mudanças na prática pedagógica. E dentre essas mudanças está na inovação das metodologias de trabalho, inserindo as tecnologias disponíveis na escola. Os nossos alunos cobram de nós aulas motivadoras, dinâmicas e o uso das tecnologias propicia todas essas transformações. Sou uma das multiplicadoras do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE’II), Lagarto (SE) e, ao ministrar o curso Introdução à Educação Digital, promovido pela Secretaria de Educação a Distância – Seed/MEC, que integra o programa Proinfo Integrado, podemos perceber, por meio do perfil da maioria dos nossos cursistas, a necessidade de conhecimento, aperfeiçoamento e utilização das tecnologias, entre elas o computador. Os mesmos têm mostrado interesse em conhecer e fazer uso imediato na prática educativa, a fim de acompanhar todas essas mudanças e melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Isso é inclusão digital, o curso oferecendo um ótimo material de instrução, o cursista, aquele professor da zona rural, onde o computador ainda não chegou, onde também nunca teve acesso ao computador em outros momentos, passa a acreditar e melhorar a sua auto-estima, em busca da inserção tecnológica. Muito gratificante a oferta desses cursos. Diante do aproveitamento dos mesmos, passamos a acreditar em dias melhores na qualidade de ensino no nosso país.
Maria Helena da Silva Santos
Multiplicadora NTE’II – Secretaria de Educação a Distância
Lagarto (SE)
lenass_64@yahoo.com.br

Inclusão no Sul
Somos do projeto do Telecentro Centro do Sul de Porto Alegre, que foi criado com  objetivo de proporcionar a inclusão digital para pessoas de baixa renda que não têm com pagar um curso de informática e fazemos um trabalho voltado a questão da cidadania de crianças e jovens. Gostaríamos de fazer uma matéria com vocês sobre o nosso projeto, para quem não conhece ter a chance de conhecer e saber sobre os nossos projetos aqui no Sul.
Meirizabeth S. M.
Professora – Telecentro Centro do Sul
telecentro.centrosul@gmail.com
tcentrosul.blogspot.com

Meio ambiente
Sou gestor ambiental, gostaria de parabenizá-los pelo editorial dessa revista. Não tive o prazer de ler a mesma anteriormente, li a edição de número 41 e realmente os temas abordados são ótimos, especialmente os relacionados ao meio ambiente. Espero poder continuar lendo e que esses temas continuem a ser abordados por vocês.
Rozimá Araujo  
Gestor ambiental
rtaraujo@ig.com.br


Programa para professores

Junto com meu irmão, Otávio Alves Diniz , sou sócio da FAD Softwares, empresa mineira de desenvolvimento de sistemas, há mais de sete anos no mercado. Gostaria de saber se teriam interesse em publicar algo sobre nosso novo trabalho. Estamos lançando no mercado um produto interessante para a área educacional, o Timer Café Acadêmico, software que tem como objetivo maximizar o aproveitamento dos alunos em um laboratório de informática. Por meio dele o professor possui maior controle sobre as atividades em sala e pode ter um constante feedback dos alunos, evitando a dispersão e o desperdício tecnológico tão constante nesse ambiente. Inclusive acreditamos que nosso programa pode ser muito útil nos laboratórios de iniciativas de inclusão digital. Estamos procurando algum projeto dessa área para apoiar e fornecer o programa gratuitamente.
Fabrício Alves Diniz
fabrício@fad-softwares.com.br
www.fad-softwares.com.br/TimerCafeAcademico.zip

Oficina de sites


Encerramento da Oficina
Construçaõ de web site na
Escola Municipal João
Nascimento Filho
Foi um sucesso a oficina de construção de web site, realizada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional, da DRE-01, em parceria com a Coordenação do Gesac/Dite – Divisão de Tecnologia de Educação e Escola Municipal João Nascimento Filho, destinado aos professores articuladores dos Laboratórios de Informática Educativa e alunos do Colégio Estadual Arabela Ribeiro e João Nascimento Filho. A oficina Web Site incentivou as escolas participantes a construir seus sites e blogs, a fim de divulgarem os trabalhos desenvolvidos, como também inserir os alunos nesse contexto de criação, execução, atualização de cada site produzido e promover a interação junto aos professores dentro do processo do ensino e aprendizagem e na construção do conhecimento.
Adilson da Conceição
Escola Municipal João Nascimento Filho
www.escolajnf.org.br
Estância (SE)

Cumprimento
Venho parabenizar a revista pelo conteúdo muito bem elaborado.
Felipe Freire de Almeida
Quarta Dimensão Design & Tecnologia
Recife (PE)
felipe.almeida@4dimensao.com.br

Mandem para cá

Integro a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do município de Hortolândia, considerado um dos municípios mais competitivos do estado e um dos maiores pólos industriais da região metropolitana de Campinas. Consideramos a revista ARede uma publicação diferenciada. Solicitamos o envio de dez exemplares da revista, para oferecermos em nossas bibliotecas públicas municipais.

Izael Sicomandi
sicomandi@gmail.com

Sou aluno do curso técnico de informática, do qual gosto muito. Tenho muito para aprender e desenvolver. Um dos professores fez ótimos comentários sobre a revista ARede. Gostaria de ser leitor e receber as edições para sempre me atualizar e poder passar para meus colegas. Vou prestar vestibular para o curso técnico da ciência da computação e a revista será minha grande parceira no meu aprendizado.

Valter Nei Faria
Colégio Estadual Pedro II
Umurama (PR)
valterfaria2008@hotmail.com

Junto com alguns moradores desenvolvo um trabalho sócio-educativo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, chamado Projeto Graciosa em Ação. Conheci a revista ARede de forma inusitada: meu sobrinho recolheu um exemplar do número 35 na rodovia que fica próxima à localidade onde resido. Fui surpreendido pela qualidade das informações contidas na revista e sua relevância para a inclusão digital. Assim, solicito exemplares da revista.

Girlandio Gomes Bomfim
Presidente – Associação de Remanescentes Quilombolas
Graciosa Taperoá (BA)
girlandioface@yahoo.com.br

Necessitamos muito da sua revista. Trabalhamos com o Acessa São Paulo e com o Educação para Jovens e Adultos (EJA), projeto social da Secretaria da Educação.

Daniel Patrício Lara Cabezas
Suzano (SP)
dl62cd@yahoo.com.br

Gostaria de receber gratuitamente a revista ARede.

Bruno Nunes Constâncio
Analista de informática – Coca-Cola Guararapes
Petrolina (PE)

Trabalho na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma – PE) e gostaria de solicitar a revista ARede pelo seu conteúdo e pela finalidade, que é de suma importância.

Renata A. Lima Campos
Coordenadora pedagógica – Centro Tecnológico de Cultura Digital do Nascedouro de Peixinhos
Recife (PE)
renatactcd@sectma.pe.gov.br

Sou analista de Tecnologia na Prodemge e trabalho na área de inovação e prospecção tecnológica para o estado de Minas Gerais. Tive acesso à revista por meio do telecentro de Contagem – Petrolândia. Achei o conteúdo bem alinhado com a minha atividade atual, que é oferecer serviços de software para múltiplas aplicações, em arquiteturas distintas. Gostaria de receber a revista.

Wesley Patrício Chagas de Castro
Analista de Tecnologia – Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge)
Belo Horizonte (MG)
wesley@prodemge.gov.br

Gostaria de receber a revista ARede para um telecentro instalado em uma comunidade quilombola.

Natasha Geiss
Vice-presidente – Agência de Desenvolvimento da Capetinga, Telecentro Comunitário do Forte
São João d’Aliança (GO)
natashageiss@hotmail.com

Possuímos vários cursos, entre eles o de técnico em informática. Por indicação do professor Flávio, gostaria de receber a revista em nossa escola para que sirva de apoio no processo de inclusão digital com as várias turmas (não somente do técnico em informática), no ensino médio, fundamental e em outras turmas do ensino profissional.

Shirley Alves de Souza
Diretora – Colégio Estadual Pedro II
Umuarama (PR)
pedroll@uol.com.br com