ARede nº 82 – julho de 2012
GENEROSIDADE
Solicito o cancelamento da minha assinatura. Há anos tenho o privilégio e o prazer de acompanhar o trabalho de vocês, pois recebo esta bela e importante publicação. Gostaria de dar-lhes meus mais calorosos parabéns! A tessitura que vocês fazem é da maior importância. Por que então cancelar a assinatura? A razão é simples: estou redirecionando o foco do meu trabalho. E acho um desperdício receber algo tão valioso que a partir deste momento não agregará mais valor para meu trabalho, como já agregou. Tenho certeza de que agora outros se beneficiarão mais do que eu. Assim, em nome da sustentabilidade, faço esse pedido. Por favor, encarem como mais um cumprimento do trabalho de vocês. Que ele cresça cada vez mais! E, mais uma vez também, muito obrigada pelos envios!
Marta Almeida Gil
São Paulo (SP)
CAIU NA REDE
Os assuntos mais comentados no portal ARede Online
Os problemas vêm de longe
Sobre a reportagem “Nova derrapada do Telecentros.BR?”, edição 81.
Quem trabalha em ONGs sabe que muitas vezes vale mais a pena uma parceria (que não é ideal) com universidades, do que fechar convênio diretamente com o governo. Fato é que não se pode pautar um programa todo, ainda mais tendo a arrogância de fazê-lo o único da política de ID no Brasil, utilizando esse expediente tão volátil. Mas os problemas vêm de longe. Satélite nunca foi solução para banda larga. Seria preciso rever todo o GESAC e deixar satélite apenas para os locais onde realmente não chegará cabo, mas não é o que vemos hoje.
A formação, com todos esses problemas de banda, foi centrada em EAD, no mínimo falta de conhecimento (arrogância?) de como funcionava o GESAC desde sempre. A aposta foi alta: um só programa que resolveria todas os problemas de telecentros, mesmo que as soluções contivessem montes de problemas em si – quem acompanhou entrega dos kit telecentro para os municípios, viu a dificuldade na entrega. Nem o relacionamento mais direto com os pontos (que funcionaria para atualizações) foi tentado. Os intermediários são muitos e mal informados, a situação das sedes é bastante instável mesmo… Vamos encarar: depois de uns 10 anos tentando fazer uma política de ID em grande escala e jogar fora o que se aprende em cada passo, com cada programa que termina, seria melhor o governo garantir banda larga, continuar a forçar o barateamento de computadores e deixar que o povo faça o resto.
Marina
MANDEM PRA CÁ
Gostaria de solicitar a assinatura gratuita da publicação, para uso da minha equipe de trabalho da área de projetos de sistemas eletrônicos e de telecomunicações de terminais de passageiros lotados da sede da Infraero.
Cristiano Gontijo Silva
Engenheiro Eletricista
Brasília (DF)
Trabalho no Telecentro da Biblioteca Pública Municipal Francisca Pinheiro Martins da Prefeitura Municipal de Rio Doce e gostaria de receber a revista.
Eduardo Natali
Auxiliar Administrativo
Rio Doce (MG)
Atuo na área de TI na Prefeitura Municipal de Cláudio e gostaria de obter a assinatura gratuita.
Cláudio (MG)
Sou diretora da E.E. Coronel Adelino Castelo Branco da cidade mineira Sabará. Gostaria de receber a revista para consulta dos professores e alunos do ensino médio. Ganhei um exemplar e achei os assuntos muito interessantes!
Flávia Márcia do Carmo Honorato
Sabará (MG)
A Associação Comunitária do Morro das Pedras (ACMP), entidade sem fins lucrativos, tem o telecentro entre as atividades oferecidas gratuitamente à comunidade do bairro Morro das Pedras, em Florianópolis. Razão pela qual solicitamos a assinatura da revista
Maurício de França
Vice-presidente ACMP
Florianópolis (SC)
Em uma das vistas pedagógicas, indicaram uma revista superinteressante, ARede, que fala sobre temas de inclusão digital. Ela pode dar suporte às atividades desenvolvidas aqui no espaço, por isso nosso interesse em recebê-la.
Paulo Roberto Vieirau
Gestor do Telecentro da ACMP
Florianópolis (SC)
Sou professor do Laboratório Escolar de Informática (LEI) da EEFM Cel. Humberto Bezerra, na cidade de Quixeramobim. Desenvolvo atividades ligadas à inclusão digital dos alunos, tais como palestras, minicursos e cursos, todas relacionadas às TICs. Como não disponho de grande variedade de materiais da área, gostaria de receber a revista para que eu possa ter um embasamento maior na divulgação/propagação dos conteúdos ligados à tecnologia e educação.
Jorge Fernando Frutuoso dos Santos
Quixeramobim (CE)
Para contribuir com as reportagens
Você pode propor reportagens ou colaborar com as pautas abordadas pela revista. Conte a história do seu telecentro, do seu projeto social. Ou mande informações sobre a banda larga na sua cidade, na sua comunidade. Também pode nos falar como está o projeto Um Computador por Aluno (UCA) na sua escola e dizer de que forma os laboratórios de informática estão sendo (ou não!) utilizados pelos alunos e pelos professores.
Todos os assuntos ligados à inclusão sociodigital são de interesse da revista ARede. E contamos com a sua contribuição para localizar boas matérias. Mande um e-mail com informações básicas e com seu telefone, que a nossa equipe fará contato.
Caso você queira sugerir um artigo para a seção Opinião, mande um resumo do texto e dados de sua formação e instituição onde atua, como profissional ou como ativista.
Na seção Fotografite, publicamos fotografias ou grafites de autoria de integrantes de projetos sociais. Para um projeto ser selecionado, basta que seja uma iniciativa pública ou gratuita.
Você também pode fazer todas essas sugestões, além de divulgar eventos de inclusão digital, pelo site, nos campos Mande sua notícia e Mande sua agenda.
Para receber AREDE
A revista é distribuída gratuitamente apenas a centros de acesso coletivo
à internet ligados a projetos de inclusão digital, social e cultural: telecentros, infocentros, pontos de cultura, bibliotecas, escolas. Você pode solicitar a revista para sua instituição. Para receber ARede individualmente, faça a assinatura anual, no valor de
R$ 115. Envie nome, endereço completo e sua função na instituição onde trabalha ou milita para: Av. São Luiz, 258, 21º andar, cj. 2111, CEP 01046-000, São Paulo, SP. Ou escreva para arede@arede.inf.br. Todo o conteúdo da revista está disponível no site
www.arede.inf.br.
fale com a gente
@arede_
arede@arede.inf.br
www.arede.inf.br