Caiu na rede

A Sabedoria Criativa
Reportagem publicada na ed. 90

A matéria ficou ótima. E como diria o João Ubaldo, viva o povo brasileiro!
Adélia Borges
Jornalista e curadora da mostra Design da Periferia

Em Fortaleza, projeto de informática educativa é suspenso por falta de professores na rede
Reportagem publicada no portal em 19/04/2013
A razão do agendamento [de aulas nos Laboratórios de Informática Educativa – LIEs] é para que o professor da sala tradicional use o LIE como algo planejado, não como uma obrigação. Os professores dos LIEs passaram por treinamentos. É improvável que um professor que não recebeu tais capacitações consiga levar seus alunos, operar o sistema e dar aulas. Há professores em LIEs que estão há dez anos trabalhando com Info Educativa, longe das salas de aulas tradicionais. Muda a técnica, muda o ambiente, muda a realidade, mudam os conhecimentos, a forma de fazer educação e dar aulas. Esses professores sentirão sérias dificuldades ao ser obrigados a voltar para realidades diferentes desses últimos anos.
Alex

“Não têm as 15 máquinas necessárias”[fala de Dóris Leão, coordenadora do Ensino Fundamental]: os laboratórios onde lecionava tinham 17, noutro, 16 computadores funcionando. “O professor que não agenda o atendimento é excluído”: eu, como professor, fazia questão de atender todas as salas de aulas no mínimo uma vez por mês, pois sabia do imenso poder que a inclusão digital exercia no aprendizado. “Laboratórios não serão fechados, pois cada professor poderá levar suas turmas”: sem o apoio do professor do LIE (capacitado) a aula fica quase inviável.
Wandes Leite

Ao tomar essa medida drástica, o senhor secretário Ivo Gomes impede o trabalho da biblioteca junto à comunidade escolar e fecha um espaço essencial, considerado por especialistas como o coração da escola. Professores que necessitam de licença médica não podem e nem devem ser usados como justificativa para atitudes de perseguição aos projetos oriundos da gestão anterior. Em um momento de distração o senhor secretário chamou tais projetos de “penduricalhos da gestão anterior”. Senhor secretário, exijo mais respeito com a minha profissão e com os alunos.
Mônica

Boas Compras
Reportagem publicada na ed. 90
Gostaria de agradecer pela beleza de reportagem e dizer que ações dessa natureza valorizam o trabalho realizado pelos professores.
Selma Bessa
Professora do Centro
de Referência do Professor
Núcleo de Tecnologia Educacional
Fortaleza (CE)

Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer pela doação de exemplares para a Secretaria de Estado de Cultura.
Thárcia Mesquita
Estagiária da Superintendência
da Leitura e do Conhecimento
Rio de Janeiro (RJ)

 

Mandem pra cá

Sou professor de uma escola pública de Comunicação Aplicada. Gostaria de saber se eu poderia receber a revista ou somente a escola poderia fazer esse pedido.
Abimael Fernandes Borges
Bacharel em Sistemas de Informação
UEMG – Favale – Facex
Carangola (MG)

Venho através deste solicitar a revista para o Centro Público de Economia Solidária do Estado da Bahia (Cesol). O Cesol atua como espaço de formação e consultoria, desse modo a revista poderá contribuir para o público atendido no telecentro, bem como no espaço solidário e na biblioteca do órgão, voltada para os artesãos e os militantes de economia solidária.
Efson Lima
Instrutor jurídico e advogado
Centro Público de
Economia Solidária
Salvador (BA)

A Biblioteca Pública Distrital de Sousas Guilherme de Almeida está inserida no projeto Jovem.Com, que disponibiliza um telecentro com a finalidade de Inclusão digital. Gostaríamos de receber gratuitamente a revista.
Luzia Fátima Silva
Bibliotecária-chefe
Bliblioteca Pública Distrital de Sousas Guilherme de Almeida
Sousas (SP)