Para receber AREDE
A distribuição gratuita da revista é reservada a centros de acesso coletivo, ligados a projetos de inclusão digital, social e cultural: telecentros, infocentros, pontos de cultura, bibliotecas, escolas. Ou seja, lugares onde a publicação pode ser lida por mais de uma pessoa. Para poder enviar a revista gratuitamente a todos esses lugares, tivemos de limitar o envio gratuito para leitores que não estejam vinculados a esses centros de acesso. Porém, os leitores que desejam receber ARede individualmente podem fazer uma assinatura anual, no valor de
R$ 60,00. Todo o conteúdo da revista, desde o primeiro número, está disponível no site www.arede.inf.br, para acesso livre. Como a tiragem não é grande, não temos exemplares antigos impressos para doar. Se você quiser solicitar a revista para sua instituição, escreva para: Momento Editorial – Rua da Consolação, 222, conj. 2110/2111, CEP 01302-000, São Paulo, SP, momento@momentoeditorial.com.br. Mande seu nome, endereço completo, instituição onde trabalha ou milita e função.

Oficina de
reaproveitamento

Estamos organizando uma oficina
de reaproveitamento tecnológico aqui em Sergipe. Será que vocês poderão publicar na revista?
Simone Reis
Multiplicadora do Proinfo / coordenadora do Gesac – Divisão
de Tecnologia de Ensino (Dite)
Aracajú (SE)

Trabalho nota 10
Gostaria de agradecer à revista ARede por ter servido de referência bibliográfica para realização da minha monografia, intitulada “Inclusão digital com software livre por meio do Gesac, utilizando terminais leves”, apresentada à Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá (SP), sendo fator importante para esse trabalho de conclusão de curso nota 10.
Antônio Carlos Lopes Júnior
Jardim (MS)
sgtantonio-lopes@hotmail.com

Artigo entra para livro
Publiquei na revista ARede, em outubro de 2007, o artigo “Ação virtual, poder real”. E recentemente fui procurado pela editora Positivo, que irá publicar meu artigo no livro didático de Língua Portuguesa, Ensino Médio, da autora Nathalia Saliba. Gostaria de agradecer a oportunidade que a revista ARede me deu. Espero que o próximo artigo  alcance a mesma repercussão. 
Corinto Meffe
Gerente de Inovações Tecnológicas – Ministério do Planejamento
Brasília (DF)
corinto.meffe@planejamento.gov.br

Nota da redação: o artigo está em
www.arede.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1226&Itemid=99

Blog educacional
No início do ano, resolvemos criar essa estratégia de interação educativa com a nossa comunidade  e também com quem mais tiver interesse. Tomo a liberdade de escrever para a revista ARede para divulgar o nosso blog educacional. Trata-se de um blog voltado para o setor de educação do Colégio Medianeira, localizado em Curitiba e assinante da revista ARede, que muito tem ajudado em nossa reflexão e prática diárias. Explicamos um pouco o conceito de Midiaeducação, postamos textos ligados a educação, literatura, cultura etc., e acabamos de lançar uma campanha interna “Lixo é no lixo; não importa como”, com vídeos criativos e convite à produção audiovisual de nossos alunos. Também estamos com uma enquete no ar. Além disso, há links para blogs de outros professores, sugestões de livros e vídeos e ainda nosso canal no Youtube, onde já se pode conferir a produção audiovisual dos alunos e também de educadores. Ao mesmo tempo, convido e peço para que pessoas ligadas à educação nos façam uma visita e dêem uma força para nós.
Nilton Cezar Tridapalli
Coordenador  do Midiaeducação – Colégio Medianeira
Prado Velho (PR)
http://midiaeducacao.wordpress.com

Agradecimentos
Recebemos e agradecemos o envio da publicação ARede, número 43, pois veio enriquecer o acervo de nossa biblioteca.
Marli de Oliveira Felipe
Técnica de biblioteca –
Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo
Presidente Prudente (SP)
marli@unitoledo.br

A Biblioteca Central agradece o recebimento da revista ARede.
Maria Lúcia de Souza Marcondes
Biblioteca Central – Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
São José dos Campos (SP)
marilu@univap.br

Recebemos e agradecemos o envio da revista ARede pois a mesma será de grande importância para o nosso acervo. Gostaríamos de continuar recebendo doações.
Mara Patrícia
Biblioteca Central – Universidade Federal do Amapá
Macapá (AP)
intercambio@unifap.br

Agradeço a remessa do exemplar número 45 da revista ARede e cumprimento pelo excelente trabalho desenvolvido e pelo alto nível da edição da revista.
Luiz Alberto Martins Bringel
Comandante da 17º Brigada de Infantaria de Selva
Porto Velho (RO)

MANDEM PARA CÁ

Sou a bibliotecária responsável pelo setor de periódicos da Biblioteca de Políticas em Ciência e Tecnologia e venho por meio deste manifestar o nosso interesse na revista ARede. Após recebermos, por doação, fascículos da revista, analisamos o conteúdo e concluímos que ela pode ser de grande interesse para o nosso usuário.
Claudia Valentim
Bibliotecária – Ministério da
Ciência e Tecnologia
Brasília (DF)

Conheci a revista e gostaria muito de recebê-la. Coordeno um projeto de inclusão digital para crianças hospitalizadas no Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá. O projeto trabalha com o ensino de informática e cidadania para crianças internadas, sendo que o mesmo compõe um projeto maior chamado Projeto Cuidar Brincando. Dentro dele são desenvolvidas também atividades de brinquedo terapêutico, contadores de estórias e acompanhamento do currículo escolar.
Rosa Lúcia Rocha Ribeiro
Coordenadora – Hospital
Universitário Júlio Müller
Cuiabá (MT)
rosalucia@gmail.com

Estou na direção do departamento de TI da Prefeitura Municipal de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, onde temos um telecentro comunitário. Então resolvi pedir a revista ARede para melhor divulgar a inclusão digital e suas ações em todo Brasil. Espero contar com a compreensão dos senhores quanto a atender nosso pedido, visto que estamos em uma localidade isolada dos grandes centros. Nos comprometemos a permitir o acesso compartilhado dos exemplares que recebermos.
Júlio Rennê de Brito Santos
Diretor de TI – Prefeitura Municipal de São Gabriel da Cachoeira
São Gabriel da Cachoeira (AM)
ti@saogabrieldacachoeira.am.gov.br
juliorenne@saogabrieldacachoeira.am.gov.br

Estou elaborando um projeto de inclusão digital aqui no bairro de Anaia, em São Gonçalo (RJ). Já tenho experiência de outro projeto na cidade de Manaus (AM). O primeiro e único exemplar que li foi o número 8; fiquei muito impressionado com o conteúdo da revista. Hoje resolvi arrumar o meu armário e achei a revista. Corri para o computador e me cadastrei. Gostaria de receber as futuras edições em minha casa pois o acesso à internet aqui no meu bairro é horrível, levo em média uma hora para conectar (discado), gostaria de melhorar as condições de vida dos jovens e adultos aqui da minha comunidade que é muito carente, por meio do projeto de inclusão digital com cursos pela internet/intranet e outros. Muito obrigado pela oportunidade.
Jorge Leite 
São Gonçalo (RJ)
amigosdainfo@ig.com.br

Por meio de um amigo da cidade de Campestre, ficamos sabendo da revista ARede e gostaríamos muito de recebê-la. Quais são os procedimentos legais para o recebimento dessa revista? Precisamos de todo tipo de ajuda para conseguirmos um centro de inclusão digital, pois a nossa comunidade é totalmente carente, os nossos dirigentes ainda não se preocuparam em dar esse tipo de cidadania ao nosso povo.
Ariovaldo Emiliano
Representante – Associação Rádio Comunitária
Jacuípe (AL)
radcom.jacuipefm@hotmail.com

Primeiramente, gostaria de parabenizá-los, esta revista é demais. Parabéns, continuem assim difundido essa idéia. Gostaria de receber ARede em casa, pois sou tecnóloga em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, concluí um estudo recentemente sobre Educação a Distância e Inclusão Digital, me apaixonei pelo tema, e pretendo dar continuidade aos estudos e colocá-los em prática aqui na minha cidade. Trabalho atualmente na prefeitura e pretendo apresentar em breve ao prefeito o projeto, deste modo ARede irá contribuir bastante, e será de grande valia para mim e para a equipe da qual faço parte. Hoje só penso em estar ligada diretamente com projetos que minimizem a exclusão digital e social. Juntos somos fortes. O que não devemos é ficar de braços cruzados.
Christiane Santos
Curvelo (MG)
chris.santtos@gmail.com

Sou monitor do acessa São Paulo na cidade de São Paulo e desejo receber a revista ARede, é possível? Tenho interesse também na edição de agosto 2008, e outras publicações.
Marcelo de Oliveira
Educador Social –
Monitor do Acessa SP
São Paulo (SP)
solar12@ig.com.br

Somos uma empresa de tecnologia da informação e comunicação e estamos estruturando a nossa unidade de informação. Como já possuímos alguns exemplares da revista ARede gostaríamos de dar prosseguimento à coleção.
Tânia G. Oliveira de Souza
Bibliotecária – Empresa de Processamentos de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa)
Porto Alegre (RS)
tanias@procempa.com.br