Passeio pelo museu
Simplesmente maravilhoso! Realmente me senti dentro de um espaço que, se não fosse pela internet, eu jamais visitaria. Parabéns pela matéria, Inaldo Cristoni. E longa vida e muita força para a equipe do projeto Era Virtual, descrito ’nARede nº 58,
de maio de 2010.
Pedro Paulo,
em comentário no site


Contra o Ning pago

A ação abrupta da empresa controladora do serviço Ning, que passará a ser pago, como revelou o site d’ARede no dia 4 de maio, cria uma situação constrangedora e põe em risco todo o esforço para centralizar o conteúdo das rádios comunitárias do Brasil. A coordenação da região Centro-Oeste da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço Centro-Oeste) criou sua rede no Ning e está próxima dos 500 membros. De nossa rede, já surgiram outras 20 redes. Os  atuais participantes foram os divulgadores da rede, trouxeram seus contatos, potencializaram a existência do serviço e agora são compelidos a pagar sob ameaça de suspensão do serviço.
Joaquim Carlos
Abraço Centro-Oeste
Sobradinho, DF

Temos por ai afora um número imenso de possibilidades de redes grátis. Recentemente, a Yahoo fez o mesmo com o serviço Geocities, que tornava possível criar um site grátis. O fato da Ning acabar com o serviço à revelia do usuário demonstra total desrespeito àqueles que a ajudaram a construir um nome. Este episódio deve servir como alerta para as pessoas que desejarem construir algo sério e duradouro em um serviço gratuito. Eles encerram tudo sem a menor cerimônia. Jogam as redes gratuitas no lixo e não se dão conta que vai junto o próprio nome.
Carlos Lucchesi
São João de Meriti, RJ

Escola pública conectada? Hmm…
Sou educador da rede pública de ensino no Paraná e gostaria de fazer algumas considerações complementares ao anúncio do Ministério das Comunicações do 30 de abril, conforme publicado n’ARede online sob o título “70% das escolas públicas urbanas do Brasil estão conectadas à internet em banda larga gratuita”. A conexão de internet do programa banda larga nas escolas tem apenas 1MB de velocidade e, quando distribuída em nossos laboratórios de 20 máquinas (muito embora nossas turmas tenham de 35 a 40 alunos), essa velocidade deixa muito a desejar. Ocorrem constantes quedas e o suporte oferecido pela empresa Oi tem sido lento e pouco eficaz.
Professor Thiago
Curitiba, PR

Conferência
Linux no Brasil: muito cara!
A propósito da nota publicada online a 11 de maio, sobre a Conferência Linux a ser realizada no Brasil em agosto, a Fundação Linux age como se não conhecesse a realidade econômica da massa de desenvolvedores brasileiros em Linux. Ao preço de R$ 250,00 não conseguirá afagar os milhares de colaboradores que ralam no dia a dia para sustentar a liberdade que um dia a Fundação Linux defendeu. Sim, liberdade também tem a ver com preços módicos para o acesso a eventos!
Fernando Gonçalves
São Vicente, SP


MANDEM PRA CÁ
Sou professor de Informática e tenho implantado projetos de inclusão digital no instituto federal onde leciono. A leitura da revista seria um incentivo a esses projetos.
Marcos Victor do Carmo Loyola
Instituto Federal Sertão Pernambucano
Petrolina, PE

Como posso receber a revista?
Clóvis Assis
Cia. de Atores & Mídia
Rondonópolis, MT

Sou jornalista e gostaria de receber as publicações de vocês.
Alisson Israel Rodrigues
Divinópolis, MG
Desenvolvemos um programa de inclusão digital voltado para o município, que usa os seis telecentros comunitários como principal ferramenta de trabalho. Gostaríamos que cada um desses telecentros pudesse receber uma assinatura d’ARede.
Coordenação do Programa Telecentros
Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID)
Novo Hamburgo, RS

Favor informar como posso receber a revista ARede na instituição.
Lívia Rodrigues
Projeto Vida e Esperança (Prove)
Belo Horizonte, MG


Para receber AREDE

A revista é distribuída gratuitamente apenas a centros de acesso à internet coletivo, ligados a projetos de inclusão digital, social e cultural: telecentros, infocentros, pontos de cultura, bibliotecas, escolas. Você pode solicitar para sua instituição.
Para receber ARede individualmente, faça a assinatura anual, no valor de R$ 96,00. Envie nome, endereço completo e sua função na instituição onde trabalha ou milita para: Momento Editorial – Rua da Consolação, 222, conj. 2110, CEP 01302-000, São Paulo, SP. Ou escreva para momento@momentoeditorial.com.br. Todo o conteúdo da revista está disponível no site www.arede.inf.br.