Sobre o Berimbau
A respeito da reportagem “Conexões preciosas”, publicada na edição nº 62, de setembro:

1. É preciso checar com o pessoal do BH Digital o que eles testaram. Se foi o Berimbau sistema operacional (Berimbau = Berimbau GNU/Linux, distribuição baseada no Debian) e que faz o computador funcionar, ou se foi o sistema de gestão. Pode ter sido o Acessa Berimbau (versão antiga que não está mais em uso, ou o VIDA, nova versão atualmente em uso. De qualquer forma, em ambos os casos eles têm o cadastro de usuário e geram relatórios estatísticos com exatamente essas informações que o Sr. Frederico relatou, além de muitas outras informações.

2. Foi citado, na minha entrevista, o Rede Brasil Digital, mas o mesmo não está na lista de recomendação de programas para serem utilizados. É interessante ressaltar que o “baixar, testar, adaptar e usar” necessita de uma pessoa com conhecimentos técnicos específicos para tal, de diversos graus, de acorodo com a ação. Então poderia-se citar o Rede Brasil Digital como uma opção para os telecentros que não possuem, por qualquer que seja o motivo, uma equipe técnica ou um técnico disponível, com o conhecimento suficiente para fazer funcionar no telecentro qualquer uma dessas soluções.

Acredito ser muito importante aprofundar o tema para fornecer um conteúdo e informações que realmente auxiliem os telecentros a utilizar um sistema de gestão e mais, que auxilie a inclusão digital como um todo a possuir informações consolidadas sobre o dia a dia dos telecentro, começando pelo perfil do público atendido. Inclusive, vale ressaltar que essa é uma das propostas do Rede Brasil Digital – www.redebrasildigital.org.
Vanessa Branco
Consultora em TI para Inclusão Social
Líder de Projetos/Analista de Requisitos


MANDEM PRA CÁ

Trabalho na Coordenadoria de Educação, Mídias e Novas Tecnologias e gostaria de receber a revista para que possa utilizá-la como instrumento de estudo
e atualização.
Eloisa Fatima F. S. Gonçalves
Fundação Municipal de Educação
Niterói (RJ)

Gostaríamos de solicitar a assinatura gratuita da revista pois dispomos de dois laboratórios de informática e uma lousa digital nos quais acontecem diariamente aulas interdisciplinares. Porém, não dispomos de material impresso e de qualidade para subsidiar as aulas dos nossos professores e alunos.
Gardênia Brito
Colégio Paraíso
Juazeiro do Norte (CE)

Sou jornalista e mestranda. Gostaria de ficar recebendo exemplares da revista para usá-la em trabalhos na minha área.
Silvana T. Fernandes
Campina Grande (PB)

Somos do Centro Formativo e Educativo, entidade sem fins lucrativos. Gostaríamos de receber a revista gratuitamente, já que trabalhamos com jovens entre 14 e 18 anos de idade.
Mônica Leite
Educadora de Informática
Núcleo Bandeirante (DF)

O Centro de Atendimento Educacional Especializado vem atendendo pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculadas em classes comuns da rede de ensino regular do município, complementando ou suplementando a escolarização. Sou pedagoga com especialização em Educação Inclusiva e
educadora de Braille na referida instituição. Solicito por gentileza
o exemplar da revista.
Ana Patrícia Silveira
Centro de Atendimento Educacional Especializado
Barbalha (CE)

Gostaria de solicitar o recebimento gratuito da revista para a biblioteca e telecentro comunitário de Dário Meira. A biblioteca é ligada ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e o Telecentro é do
Projeto Kit Telecentros do Ministério das Comunicações. A revista será de muita utilidade. Fiquei sabendo dessa possibilidade através do proprio site da revista.
Tácito Rebouças
Coordenador
Biblioteca Pública Municipal e Telecentro Comunitário
Dário Meira (BA)

Sou instrutor da Fundação Cidade Mãe, instituição que presta serviço social. Sou educador da oficina de montagem e manutenção de microcomputadores, e somaria muito receber o conteúdo da revista, uma vez que o assuntos publicados estão atrelados à disciplina, e o momento atual da comunicação como um todo, incentivando o trabalho coletivo,
e as diretivas de política voltadas para o uso consciente da internet.
Alexsandro Lopes de Lima
Salvador (BA)

Podem mandar a revista para nosso Grupo de Pesquisa na USP? Aqui será lida por bastante gente.
Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação
Prof. Jorge A. S. Machado
Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP
São Paulo (SP)
Sou monitor do Acessa SP. Temos um grande fluxo de usuários e estamos localizados em um dos bairros mais carentes do município. Assim sendo, solicito a assinatura da revista para nosso posto.
Julio Cardoso
Olímpia (SP)

Estou estagiando na prefeitura da cidade, e fazendo meu TCC sobre lixo eletrônico. Estava procurando material na prefeitura, encontrei uma revista A Rede de 2008, e me interessei. Ficaria grato se recebesse um exemplar todo mês, isto é possível? Estou me graduando em engenharia ambiental em 2010
Igor Melo
Uberaba (MG)

Envio o projeto de Inclusão Digital da Pessoa com Deficiência. O mesmo se encontra em fase bem avançada de captação de recursos para sua implantação. O motivo do nosso contato é para solicitarmos doação de assinaturas da revista como forma de contribuição e melhoria na qualidade dos serviços a serem prestados pelo projeto e melhor capacitação dos gestores do mesmo.
Romel José de Oliveira
Trindade (GO)

O Estado de Minas Gerais, pelas ações da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), operacionaliza um dos maiores programas de inclusão digital do país. Atualmente, temos 84 unidades de CVT e 487 telecentros, onde cerca de 50 mil cidadãos estão permanentemente realizando nossos cursos e demais atividades inerentes às propostas de formação profissional. Para operacionalizar essa rede a Sectes mantém uma equipe central de 30 colaboradores, além dos coordenadores e monitores locais, o que totalilza mais de 500 pessoas dedicadas ao projeto. Nesse contexto, venho solicitar aos senhores a análise da possibilidade do envio periódico, para a equipe central e para cada uma de nossas unidades, de um exemplar da revista, totalizando cerca de 575 exemplares mensalmente.
Acredito que essa excelente publicação irá contribuir sobremaneira para que nossos coordenadores e monitores recebam informações fidedignas e sempre atualizadas nos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação, contribuindo no exercício de suas atribuições nessas localidades e disponibilizando ao público que frequenta as unidades informações que não terão acesso a não ser por meio dessa publicação.
Moacyr Santos Brasiliense
Diretor da Superintendencia de Inclusão Digital
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) do Estado de Minas Gerais

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul possui curso técnico em informática e projetos de inclusão digital. Sendo assim, solicitamos receber a revista de forma gratuita para disponibilizar aos nossos alunos na biblioteca.
Sabrina Eufrásio
Bibliotecária Instituto Federal
do Rio Grande do Sul
Canoas (RS)

Sou professor do Laboratório Educativo de Informática na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dona Carlota Távora. Gostaria de receber a revista.
Francisco Diógenes Ramos da Silva
Araripe (CE)

Sou monitor do Acessa SP e Poupatempo, e gostaria de receber assinatura para os cidadãos que
por lá passam.
Bruno Campos

Gostaríamos de estar recebendo a revista gratuitamente. Somos uma instituição carente com computadores para acesso público.
Associação dos Moradores do Bairro Jardim Alvorada
Belo Horizonte (MG)

Atuo como professora na rede municipal e como secretária na rede estadual da cidade. Gostaria de receber a revista, uma vez que acabei de concluir o curso do Proinfo e vou atuar como capacitadora do curso na minha cidade. Acredito que, com as informações contidas nas edições da revista, podemos mobilizar professores e demais funcionários para a inclusão digital, ja que ela faz parte constantemente do nosso cotidiano.
Marcia Figueiredo
Campestre (MG)

Gostaria que pudessemos receber a sua revista regularmente, para disponibilizá-la aos nossos
pós-graduandos.
Prof. Dra. Maria José
Vicentini Jorente
Coordenadora do Laboratório de Pós-Graduação da linha Informação e Tecnologia do Depto. de Ciência da Informação (PPGCI) da Unesp
Marília (SP)


Para receber AREDE

A revista é distribuída gratuitamente apenas a centros de acesso coletivo 
à internet, ligados a projetos de inclusão digital, social e cultural: telecentros, infocentros, pontos de cultura, bibliotecas, escolas. Você pode solicitar a revista para sua instituição. Para receber ARede individualmente, faça a assinatura anual, no valor de R$ 96,00. Envie nome, endereço completo e sua função na instituição onde trabalha ou milita para: Momento Editorial – Rua da Consolação, 222, conj. 2110, CEP 01302-000, São Paulo, SP. Ou escreva para momento@momentoeditorial.com.br. Todo o conteúdo da revista está disponível no site www.arede.inf.br.

Sou monitor do Telecentro comunitário Terezinha Francisca de Oliveira e gostaria que o telecentro daqui da minha cidade recebesse gratuitamente a revista.
Genildo Martins de Menezes
Telecentro Comunitário Terezinha Francisca de Oliveira
Cabeceira Grande (MG)

{jcomments on}