cartas

CAIU NA REDE
Os assuntos mais comentados 
no portal ARede Online

Reciclagem
Sou representante da organização não-governamental CEFFIC-Estrela Guia e quero fazer um projeto para reciclagem de resíduos mecatrônicos. Como fazer?
Roseni Moreira

Conselho de Comunicação 
Social da Bahia
Parabéns, Bahia, por ser o exemplo de uma das maiores ferramentas que é a da comunicação social, que tem um valor muito importante para nós brasileiros. Entendo que comunicação e informação são elementos fundamentais de uma verdadeira democracia amadurecida, como é a do Brasil.
João Luiz Riedlinger dos Santos
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Radiodifusão 
do Oeste do Paraná
Cascavel (PR)

Educação em pauta
Sobre a entrevista “Redes para Educar”, com a educadora Sônia Bertocchi, edição n° 74.

Parabéns, é isso aí mesmo: tecnologia a serviço da educação e cultura e informação.
Adjair Bertochi

De fato, Sonia, a utilização eficaz das tecnologias, mídias e redes sociais no ambiente escolar depende muito da metodologia empregada pelo educador, para que a aprendizagem seja mesmo significativa, promovendo o diálogo e a interação entre educador e educandos. Espaços diferenciados requerem formas diferenciadas de atuação. Há um tempo e espaço peculiares entre a sala de aula, o laboratório de informática, os ambientes virtuais (redes) e os ambientes presenciais de interação (saídas de campo, por exemplo). Como comento: trabalhar colaborativamente com os alunos e cooperativamente com os colegas educadores é uma das formas de estabelecer círculos, redes de interação, dentro e fora da escola, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem, incentivando a produção coletiva, a divulgação de projetos, o envolvimento da família e da comunidade. Parabéns pela entrevista, muito esclarecedora e motivadora.
José Antonio K.Roig

“A base de tudo é a metodologia”. Esta frase da Sônia Bertocchi é fantástica. Não é suficiente inserir as redes no processo de ensino, é preciso mensurar e objetivar o que deve ser feito para não usarmos ferramentas virtuais do mesmo modo que se faz no ensino tradicional, e aqui entra algo que o Antônio Roig comenta: um trabalho colaborativo.
Albio Fabian

Mandem para cá
Sou portador de distrofia. Estou enviando esta mensagem com muito respeito, carinho, atenção e acima de tudo com muita generosidade. Gostaria de ter a grande oportunidade de poder me cadastrar gratuitamente para receber a revista.
Hermano Lopes
Ibitinga (SP)

A Biblioteca Padre Euclides está incluída entre as entidades que recebem gratuitamente a excelente revista. Nossa biblioteca é centenária e tradicional entre a comunidade riberãopretana, é uma instituição pública e, em convênio com a empresa Telefônica, disponibiliza a seus inúmeros usuários um computador, com acesso à internet, o que é feito gratuitamente.
José Raymundo Guimarães Braga
Biblioteca Padre Euclides
Ribeirão Preto (SP)

Gostaria de solicitar a assinatura da revista para o Curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Unifafibe, em Bebedouro, São Paulo.
Prof. Walison Joel Barberá Alves
Coordenador do curso de 
Sistemas de Informação do 
Centro Universitário Unifafibe
Bebedouro (SP)

O Colégio São Carlos gostaria muito de receber periodicamente a revista.
Clarissa Pellin
Associação Educadora São Carlos (Aesc)
Caxias do Sul (RS )

{jcomments on}