Cascavel avança em seu projeto de cidade digital

Até o final do ano, toda a cidade terá cobertura para acesso à internet.

11/07/2011
Do Wireless Mundi

A Prefeitura de Cascavel, no Paraná, conclui este ano a primeira etapa do projeto Cascavel Digital, que interconecta todos os órgãos e unidades da administração municipal – secretarias, unidades básicas de saúde, escolas municipais, centro de educação infantil e subprefeituras. A rede comunicação abrange internet, transmissão de dados, voz e imagem, por meio de tecnologias sem-fio e fibra óptica. “No total, estão sendo conectadas 160 unidades e estamos com 99% desta fase do projeto concluída”, conta o secretário de Administração, Alisson Ramos da Luz.

A segunda etapa do projeto, que prevê a cobertura de 100% da cidade com tecnologia sem-fio também está em andamento e a a expectativa é que até o final do ano sejam ativados os 22 pontos de acesso à internet. 

”Nesta segunda fase, o projeto prevê disponibilizar o acesso à internet para toda a população. Já estamos com 50% da cobertura disponível na cidade e em dois dos seis distritos na zona rural”, informa Ramos da Luz. Segundo ele, qualquer cidadão poderá acessar à rede, gratuitamente, a uma velocidade de 512 Kbps, até o final do ano.

O projeto Cascavel Digital tem, ainda, uma terceira etapa, programada para 2012, que é a instalação de câmaras de segurança pela cidade e instalação de central de controle e monitoramento.

Infraestrutura e serviços
De acordo com o secretário de Administação, a prefeitura optou por contratar infraestrutura da iniciativa privada, ao invés de construir uma rede própria. O contrato atual é com a Oi e o município está preparando novo edital para contratar a rede dados no segundo semestre. A expectativa é que, além da Oi, a Copel também participe da concorrência uma vez que sua rede de fibras já está instalada na cidade. Além da concessionária, o contrato atual engloba a DipelNet, provedor de internet local.

Com a conexao, a prefeituta mantém em funcionamento um telecentro, que funciona junto a biblioteca pública, no centro da cidade. Outros serviços são relacionados a e-gov: acesso ao serviço 156 pelo site da prefeitura, obtenção de segunda via de documentos, como de IPTU, emissão de guias, entre outros. Os cidadãos podem também fazer reivindicações, denúncias e reclamações pelo site.

Com 286 mil habitantes, o município de Cascavel iniciou sua digitalização em 2009. A prefeitura tem investido, por ano, em média, R$ 500 mil.

{jcomments on}