CCT do Senado destina recursos para inclusão digital

Comissão de Ciência e Tencnologia do Senado aprova emenda que destina R$ 200 milhões para ações de fomento à elaboração e implantação de projetos tecnológicos.

25/11/2011

Do Portal da Inclusão Digital
O governo federal destinará R$ 200 milhões para investimentos em ações de fomento à elaboração e à implantação de projetos tecnológicos de inclusão digital ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É o que determina uma das emendas ao projeto de Orçamento da União para 2012 aprovadas na quarta-feira, 23, pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado.
Segundo o relator, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que informou ter conversado sobre o tema com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, os recursos serão repassados aos estados, que promoverão diversas ações de inclusão digital.
– O ministro garantiu à comissão que esses recursos irão para os estados levarem banda larga à população – afirmou Valadares, que apresentou a emenda com base em sugestões dos senadores Lídice da Mata, Cyro Miranda, Valdir Raupp (PMDB-RO), Flexa Ribeiro e Gim Argelo (PTB-DF), além dele mesmo.
Na presidência da reunião, o senador Walter Pinheiro (PT-BA), concordou com o investimento na universalização do acesso à Internet em banda larga. Mas alertou para a necessidade de investimentos na construção da infraestrutura da rede nacional de banda larga. Em sua opinião, esses investimentos são necessários sobretudo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde a infraestrutura de acesso à rede mundial de computadores ainda precisa ser ampliada.
– A capilizarização da Internet só será possível com investimentos na infraestrutura – lembrou Pinheiro, ao registrar que gostaria de ter visto no parecer da comissão uma emenda ao Orçamento de 2012 com este objetivo.
{jcomments on}