Rafael Bravo Bucco
22/10/2013 – Com mais dispositivos do que pessoas no país, os celulares se tornaram também uma das principais plataformas para jogos entre os brasileiros. Segundo pesquisa sobre o mercado Game Mobile, divulgada hoje (22) pelo Núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM, pela Sioux e pela Blend New Research, 85% das pessoas no país usam prioritariamente o PC, 73% usam o celular, 66% recorrem a consoles, e 31%, aos tablets.
A pesquisa avaliou os hábitos de consumo de jogos no Brasil. Pelos dados, 52% usa games no celular em salas de espera e 43% no transporte público a caminho de casa. Os jogos favoritos são de ação e aventura (22% da preferência).
A função principal dos telefones continua sendo a capacidade de fazer ligação, usada por 98% das pessoas. Para 84%, o celular é usado para navegar por redes sociais. E para 81%, o aparelho também é usado para jogar e ouvir música.
O perfil dos jogadores está mais variado, segundo os realizadores da pesquisa. Hoje, as mulheres são 41% dos gamers e têm idade média de 32 anos. Os homens representam 59% e têm, em média, 35 anos. O levantamento foi feito online e reuniu dados de 823 respondentes entre 14 e 84 anos, de todo o Brasil. A maior parte da amostra, porém, se concentra no sudeste.
Os pesquisados afirmaram ainda que baixam apenas jogos gratuitos (81%), embora a maioria (53%) já tenha comprado games. Segundo Lucas Pestalozzi, presidente da Blend New Research, isso não significa que os usuários tenham uma visão negativa da compra de apps. “Na verdade, 86% dizem que a compra valeu a pena, e 65% dizem que achou o preço justo ou barato”, diz.
Segundo o especialista, porém, a oferta de jogos gratuitos é ampla e com qualidade cada vez mais elevada, o que torna possível ao consumidor abrir mão da compra de jogos. A trilha da monetização, segundo o especialista, deve se tornar cada vez mais diversificada. Segundo os dados levantados, o brasileiro aceita baixar jogos financiados com publicidades: 77% baixa games com anúncios, e 62% não acha que os anúncio atrapalhem a jogabilidade.
“O formato de compra de itens dentro do jogo também é uma boa estratégia para monetizar os jogos”, diz Guilherme Camargo, professor do curso de Game Marketing da ESPM-SP. Dos entrevistados, 77% usam o 3G no celular. Outro dado que chama a atenção diz respeito à penetração dos sistema operacionais. O sistema Android é o mais usado (70%), e a marca de telefones mais associada a ele é a Samsung. Na segunda colocação estão os celulares com Windows Phone (9%). O iPhone, da Apple, fica em terceiro lugar entre os smartphones usados para jogar, com 6%.
Segundo Camargo, a razão está no preço dos aparelhos. “A Nokia (que adota o sistema Windows) lançou aparelhos a preços baixos, por cerca de R$ 500, o que o fez ter mais importância no mercado brasileiro que a Apple”, diz. Nos tablets, Android mantém a liderança, mas há uma inversão de posições. Apple fica com 18% e Windows com 7% dos consumidores.