Do Tele.Síntese
29/01/2013 – A Telefônica/Vivo, juntamente com a espanhola Geeksphone, apresentou nesta terça-feira na Campus Party, evento de tecnologia realizado em São Paulo, os dispositivos móveis com sistema operacional Firefox OS para desenvolvedores, lançados oficialmente na semana passada. A ideia é estimular o desenvolvimento na plataforma baseada em HTML 5 e criar um ecossistema propício ao lançamento comercial do aparelho previsto para o segundo semestre do ano. Para isso, a Telefônica/Vivo lançou o Concurso de Desenvolvimento Firefox OS.
A operadora é uma das grandes teles globais a apoiar o desenvolvimento de uma plataforma aberta para dispositivos móveis, cujo objetivo é reduzir o custo dos smartphones e possibilitar maior capilaridade no desenvolvimento de aplicativos. “Hoje existem dois fornecedores de sistema operacional móvel. Mas, com o Firefox OS teremos um grande galpão com várias lojinhas”, declarou Rodrigo Pidal, CEO e um dos fundadores da Geeksphone, responsável pelo desenvolvimento do aparelho para desenvolvedores. Pidal lembrou que, por o sistema operacional ser baseado na web, requer menor capacidade de hardware, o que permite ter smartphones mais baratos.
Os aparelhos com Firefox OS serão produzidos por diversas empresas e podem ser adotados por outras operadoras, uma vez que a plataforma é aberta e o ganho de escala uma necessidade para reduzir o custo de produção.
Conteúdo nacional
O presidente da Telefônica/Vivo, Antonio Carlos Valente, destacou o desenvolvimento de aplicativos por brasileiros para o Firefox OS como uma etapa importante para que seja possível entregar um dispositivo móvel adaptado às necessidades dos consumidores que ainda não migraram dos features phones. Aliás, a operadora quer reforçar sua oferta de conteúdo em português, em geral.
De acordo com Gustavo Fonseca, diretor de vídeos da Vivo, a empresa quer aproveitar a expansão da produção de conteúdo nacional por conta da Lei do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), para ampliar sua oferta desse produto. Segundo ele, será um diferencial importante para a empresa no futuro. O diretor ainda frisou o investimento estratégico que a operadora está fazendo na área de entretenimento, como o lançamento em dezembro do Vivo Play (solução over The Top), algo fundamental para fidelização de cliente, em sua opinião.