22/02/2010 – A Agência Nacional de Telecomunicações divulgou hoje os números mais recentes sobre a base de usuários de telefonia móvel no Brasil. Os dados são de janeiro de 2010, quando o número de celulares do país chegou a 175,599 milhões. Foi um acréscimo de mais 1,6 milhão de linhas em relação a dezembro de 2009, o que representou crescimento de 0,86%. O crescimento de janeiro é o segundo na série histórica, ficando atrás somente de janeiro de 2008, que registrou o aumento de 1,8 milhão de novas linhas.
Banda larga móvel chega a 12,2 milhões
Em janeiro, a venda de acessos a banda larga via redes de telefonia móvel, principalmente por meio de aparelhos de terceira geração (3G), foi maior do que a venda de terminais celulares sem capacidade de navegar pela rede. Cresceu de 8,66 milhões registrados em dezembro para quase 12,2 milhões de acessos, perto dos 13,5 milhões de acessos à internet da telefonia fixa. Foram vendidos 7.465.422 celulares 3G, quase o dobro do número registrado em dezembro, de 4,09 milhões. O crescimento das vendas de minimodems foi mais modesto, de 147 mil unidades, passando de 4,57 milhões em dezembro para 4,72 milhões em janeiro.
Mercado de telefonia móvel
A Vivo mantém a liderança com 29,87% do mercado, com 52,4 milhões de acessos. A Claro, em segundo lugar, tem 25,52% das linhas, com 44,8 milhões de habilitações. A TIM em terceiro, com 23,63% do mercado e 41,5 milhões de clientes. A Oi tem 20,61% do mercado, com 36,1 milhões de acessos. CTBC, Sercomtel e Unicel continuam com menos de 1% do mercado.
A teledensidade chegou a 91,33 acessos por 100 habitantes, com crescimento de 0,86% sobre o mês anterior. Do total de aparelhos, 82,62 % são pré-pagos e 17,38%, pós-pagos. (Matérias no Tele.Síntese e no Convergência Digital)