Da redação
20/12/2012 – A Comissão Econômica para América Latina e Carbe (Cepal), lançou um livro digital, em espanhol, sobre o impacto de políticas públicas de inclusão digital no acesso à educação. O e-book “Las tecnologías digitales frente a los desafíos de una educación inclusiva en América Latina” traz casos de uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) que contribuíram para um sistema educacional mais inclusivo.
Entre os exemplos de políticas analisados, estão o programa Um Computador por Aluno do Uruguai. Também há exemplos de uso de TICs entre comunidades indígenas, rurais, urbanas em países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Panamá.
Os organizadores da obra, que traz artigos de pesquisadores de vários países, são Guillermo Sunkel e Daniela Trucco. Para quem busca ideias sobre como aproveitar a tecnologia do futuro na educação e na inclusão sociodigital, o livro traça ainda cenários sociais e de políticas que poderão ser aplicadas nos próximos anos.
O livro traz também um capítulo dedicado à introdução de TICs na amazônia brasileira, escrito por Paulo Lima. Ali, o pesquisador fala sobre a situação da educação pública no Amazonas e relata a experiência do Centro de Mídias de Educação, que conectou as escolas do estado à internet via satélite e adotou a transmissão de aulas pela rede como ferramenta para alcançar comunidades rurais e cidades pequenas distantes da capital.
Clique aqui para baixar, gratuitamente, seu exemplar em formato .PDF.