fasciculo-codigos-maliciosos

CERT.br lança fascículo com dicas de segurança sobre códigos maliciosos

14/11 - Também conhecidos como malware, possibilitam a prática de golpes e o envio de spams.

Da redação, com assessoria de imprensa

fasciculo-codigos-maliciosos14/11/2013 – O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lança o oitavo fascículo da sua Cartilha de Segurança para Internet, “Códigos maliciosos”.

O fascículo fala sobre malware, ou códigos maliciosos, programas desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador ou dispositivo móvel. Ao utilizar navegadores vulneráveis ou acessar meios removíveis e arquivos infectados, um computador, tablet ou até smartphone pode ser infectado por esses códigos maliciosos. Esses código são usados por atacantes para obter vantagens financeiras, coletar informações confidenciais, praticar ações de vandalismo e, ainda, executar ações em nome de outras pessoas.

Os principais tipos de códigos maliciosos que existem hoje são: vírus, cavalo de troia ou trojan, rootkit, backdoor, worm, bot e spyware. Cada um possui características próprias, como por exemplo, a maneira como é obtido, a forma como é instalado, os mecanismos usados para a sua disseminação e os danos mais comuns que causam.

Medidas preventivas

A cartilha traz dicas de como se proteger. Entre as quais, sugere:

  • Manter o computador atualizado com as versões mais recentes dos programas instalados;
  • Instalar um antivírus, mantê-lo atualizado e configurá-lo para verificar toda e qualquer extensão de arquivo;
  • Certificar de que existe um firewall pessoal instalado e ativo;
  • Verificar as permissões de execução antes de instalar um aplicativo;
  • Fazer backups periodicamente.

Para baixar o fascículo “Códigos maliciosos” acesse http://cartilha.cert.br/fasciculos. Para ter acesso à Cartilha de Segurança da Internet na íntegra, também disponível no formato ePub, visite http://cartilha.cert.br/.