Chile acaba com tarifa de longa distância nacional

17/10 - Medida passa a valer no segundo semestre de 2014.

Do Tele.Síntese

17/10/2013 – O congresso chileno aprovou no último dia 15 a lei “Todo Chile a Llamada Local” que acaba com a tarifa diferenciada para chamadas fixas de longa distância nacionais. Assim, as chamadas em todo o território do país andino serão cobradas como chamadas locais. Segundo a Secretaria de Telecomunicações (Subtel) do governo do Chile, a mudança reduzirá para um décimo o valor desse tipo de ligação.

A lei prevê um período de 120 dias, a partir de sua promulgação, para a Subtel regulamentar o processo técnico de eliminação de longa distância nacional. Após esse prazo, as empresas de telefonia têm 180 dias para concluir o processo de mudança tarifária. Assim, a novo regra deve entrar em vigor no segundo semestre de 2014.

Em 2011, o Chile concluiu a primeira etapa de eliminação das tarifas de longa distância na telefonia fixa, com a fusão de algumas regiões do país. A eliminação de tarifas adicionais para chamadas de longa distância tem se mostrado uma tendência. A Europa aprovou um plano para eliminar o rooming internacional entre os países do bloco.