Do Tele.Síntese
03/05/2012 – A Copa do Mundo (ou a Fifa?) está conseguindo destravar barreiras inacreditáveis para o setor de telecomunicações, que convive com mais de 200 leis municipais diferentes sobre instalação de antenas de celular.
Pois a mesma resolução do Grupo Executivo da Copa, que destinou os recursos para a Telebras e a Anatel aplicarem nas cidades da Copa do Mundo, também resolveu intervir no sentido de os governos municipais e estaduais liberarem suas estruturas para instalação das redes de telecomunicações.
Conforme a decisão desse grupo executivo, as prefeituras e governos estaduais terão de ceder os locais para instalação das antenas de celular, de maneira gratuita, em 60 dias a partir da formalização do pedido das operadoras. Além da cessão do terreno, terão de liberar as demais infraestruturas (poste, dutos etc.) para que sejam construídas e puxadas as redes pelas empresas.
Essa medida vem casada com o anúncio do leilão da 4G, cuja faixa de frequência à venda – de 2,5 GHz – vai exigir a instalação de mais sites (torres e antenas), visto que, quanto mais alta a faixa, menor o alcance. (Da redação).
{jcomments on}