Coletivo Digital lança o portal de música Barulho Lab

No portal, artistas independentes podem colocar suas músicas e álbuns para download, sob licenças Creative Commons. Já estão lá o Blesqi Zatzas e Ronaldo Lobo e a Banda Desequilíbrios.

04/02/2010 – O Barulho Lab é um portal onde artistas independentes podem oferecer suas músicas e álbuns para downloads em licenças não-comerciais Creative Commons.

Esta é uma maneira de distribuir suas criações sem depender de gravadoras e intermediários. Os artistas que quiserem colocar suas músicas no Barulho Lab podem enviar seu material ao Coletivo Digital, para curadoria. Não há restrições a gêneros musicais, mas a idéia é dar apoio, principalmente, à música instrumental brasileira e a trabalhos experimentais nacionais, porque esses estilos encontram mais dificuldade para ocupar espaços no veículos tradicionais de mídia.

As produções já disponíveis para o download são:

– Dois albúns do Blesqi Zatzas , projeto do tecladista Fábio Ribeiro ex-integrantes das bandas Chave do Sol, Anjos da Noite, Shaman, Angra e que, atualmente, acompanha o vocalista André Matos.
– Ronaldo Lobo : professor do I.B.&T (E.M.&T), transcripter da revista Cover Baixo e autor do metódo Contrabaixo Elétrico – Básico I Editora Cema e Fundamentos – Editora HMP Cover Baixo.
– Banda Desequlíbrios, que atuou na cena independente paulistana de 1986 à 1993.

O projeto teve aprovação da Lei Rouanet e está em fase de captação de recursos. No entanto, a estrutura oferecida neste primeiro momento já permite que o Barulho Lab seja uma opção para quem quer ouvir músicas de qualidade e para artistas profissionais que pretendem ter sua obra divulgada.

Não é necessário que o trabalho enviado seja atual. O Coletivo Digital pretende recuperar também o trabalho de bandas independentes que não ocuparam o merecido espaço na mídia. (Do Coletivo Digital)