Do Tele.Síntese
13/05/2013 – A Comissão Europeia (CE) apresentou nesta segunda-feira (13) um plano de criação de um Observatório Global de Políticas de Internet (GIPO, na sigla em inglês), uma plataforma online para “melhorar o conhecimento e a participação de todos os interessados ao redor do mundo”.
A GIPO será desenvolvida pela Comissão e uma aliança de paises e organizações não-governamentais (ONGs) envolvidas na governança da internet, informou a entidade em nota. De acordo com a instituição, o Brasil é um dos países que concordaram em cooperar ou menifestaram interesse na iniciativa, além da União Africana e Suíça.
O governo brasileiro tem questionado o modelo de gerenciamento e de definição de políticas da internet atualmente. O próprio ministro das Comunicações Paulo Bernardo deu algumas declarações neste sentido, após participar de encontro da União Internacional de Telecomunicações (UIT). Segundo ele, os Estados Unidos teria o controle da rede mundial de computadores.
Coincidência ou não, em março, a organização responsável pela coordenação do sistema de nomes de domínios (DNS) Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann) – tida também como órgão gerenciador da rede global, cuja sede fica nos Estados Unidos – informou que o Brasil será o primeiro país do mundo a ter uma representação local.