Um celular capaz de medir a poluição da água, ou que ofereça um serviço de dicas de saúde, controle para jogos, ou esteja equipado com espelho e lugar para guardar a maquiagem. Esses são alguns dos 30 modelos ideais de celular imaginados por moradores da comunidade do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, projetados durante o concurso “Tá na hora de fazer seu telefone celular”, promovido pela fabricante finlandesa Nokia. A empresa realizou, na região, o estudo Future Urban Global Trend (Tendência Global para o Futuro Urbano), que já teve versões anteriores na China, Índia e Gana. O objetivo da pesquisa, que entrevistou 300 moradores, foi identificar aspectos sócio-culturais que possam influenciar as tecnologias móveis.
O trabalho percebeu, por exemplo, que os brasileiros seriam mais empreendedores e independentes, em comparação aos indianos, e que aproveitam mais do que os ganenses as oportunidades da chamada educação não-formal ou social learning (em espaços como o Orkut). Também que, na China, há maior preocupação com a sobrevivência, enquanto os brasileiros seriam mais imediatistas. A sul-coreana Younghee Jung, uma das coordenadoras do estudo, espantou-se com a intensidade do uso da internet no Jacarezinho, bairro de baixa renda, nascido de uma favela. “Não vimos esse nível de utilização de TI (tecnologia da informação) em nenhuma outra comunidade”, disse ela, lembrando que, ao premiar as melhores propostas de celulares perfeitos, os ganhadores fizeram questão de pedir modelos com bluetooth, a tecnologia para conexão sem-fio entre equipamentos. “As pessoas sabem muito bem como usar um celular, usam recursos como foto, música, e trocam de aparelhos entre si para experimentar o aparelho dos outros.”
A pesquisa foi divulgada durante o lançamento, em fevereiro, de um estúdio satélite de design, que vai pesquisar as relações entre cultura e design de celulares, no Brasil e na América Latina, durante os próximos dois anos. É o segundo estúdio satélite (assim chamado por trabalhar em conjunto com o principal estúdio de design da empresa, na Finlândia) da Nokia, sendo que o primeiro está em Bangalore, na Índia. O espaço está localizado na Escola de Design da UniverCidade – Universidade da Cidade do Rio de Janeiro.
Como é o seu celular ideal?
Nokia pesquisa o uso da telefonia móvel na comunidade do Jacarezinho, no Rio.