Complexo do Alemão recebe centro de cultura digital

Projeto de inclusão digital e cultural será ampliado para bairros de alta vulnerabilidade social na capital do Rio de Janeiro.

04/01/2012 – A Secretaria Municipal de Habitação do Rio implantou, na Comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão, uma Praça do Conhecimento, a primeira de uma série de instalações de cultura digital, formação e certificação profissional construído pelo Programa Morar Carioca. 
Foram investidos R$ 5 milhões no equipamento social, que ocupa um prédio de cinco mil metros quadrados. No campo da comunicação, serão oferecidas oficinas de vídeo, fotografia, produção em áudio digital, web design, design gráfico e computação gráfica. Os alunos também receberão formação em montagem de computadores e de redes, além de fundamentos de sistemas operacionais. O objetivo é formar e certificar mais de 300 jovens no primeiro semestre de 2012.
A Praça do Conhecimento disponibilizará uma videoteca com biblioteca digital e acervo de jogos, filmes e livros para os frequentadores, que ainda terão acesso à internet em banda larga e um anfiteatro. Com cerca de 100 computadores, a expectativa é de que cerca de 350 pessoas participem diariamente das atividades oferecidas no centro de cultura digital. 
O Complexo do Alemão não será a única região que terá a Praça do Conhecimento. Outras comunidades beneficiadas pelo Programa Morar Carioca receberão o equipamento, como a Colônia Juliano Moreira em Jacarepaguá (com projeto do arquiteto Oscar Niemeyer); o Complexo do Turano no Rio Comprido; Morro da Pedreira em Costa Barros e o Complexo da Penha. 

{jcomments on}