Comunidade Caingangue tem sua própria página na internet

Povo indígena vive na região meridional do Brasil e mantém sua língua própria em seu website, graças a um trabalho em conjunto com o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Unicamp.

1-12-2010 – O endereço www.kanhgag.org é um dos resultados do Projeto Web Indígena coordenado pelo linguista e professor Wilmar da Rocha D’Angelis, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). É o primeiro programa brasileiro de inclusão digital desenvolvido para comunidades indígenas em sua própria língua materna. A página foi construída em 2008 e hoje sua manutenção é quase exclusivamente feita pelos índios.

Não possui como meta a quantidade, mas o envolvimento de todas as áreas da nação caingangue. Para isso, o projeto tem como foco a formação de pequeno grupo de gestores que domine a tecnologia da página. Com isso, um índio que já recebeu instruções sobre o software na Unicamp pode participar como monitor e intérprete das oficinas.

O Projeto Web Indígena é desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Conhecimento de línguas indígenas brasileiras na relação universidade e sociedade”, liderado por D’Angelis, e envolve alunos de graduação do IEL e de outras unidades, além de alunos de pós-graduação. Conta ainda com a participação da ONG Kamuri (Núcleo de Cultura, Educação, Etnodesenvolvimento e Ação Ambiental), de Campinas, dedicada ao trabalho com comunidades tradicionais (esta ONG intermediou e produziu a instalação de telecentros em várias comunidades caingangues); e da Unicamp, graças ao apoio e a recursos da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), desde 2008. (com informações do Jornal da Unicamp)