A idéia é levar para a internet os debates preparatórios da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente
Os Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Educação (MEC) fizeram parceria com o portal EducaRede, da Fundação Telefônica, para fomentar a criação de comunidades virtuais nas escolas dedicadas à terceira edição da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que acontece este ano. O tema “Vamos Cuidar do Brasil — Mudanças Climáticas” vai servir para apoiar as discussões para um Plano Nacional de Mudanças do Clima, que deve ser construído pelo Comitê Interministerial e pelo Grupo Executivo sobre Mudança de Clima, instituído pelo decreto-lei nº 6263, de novembro de 2007.
Segundo Mila Tonarelli Gonçalves, da equipe do EducaRede, as escolas (a maioria pública) recebem o material sobre a Conferência, que também tem um texto base publicado em site do MMA, estruturado em informações sobre os quatro elementos — fogo, água, ar e terra. São conteúdos para orientar o trabalho do professor em aula e para ajudar a preparar uma conferência local, na escola. Em 2005, 85 mil escolas receberam material, das quais 12 mil participaram. Este ano, cerca de 100 mil escolas devem ter acesso aos conteúdos.
Na conferência local, que deve acontecer até o fim deste mês, a escola tira sua Carta de Responsabilidade local, que é cadastrada no site da Conferência. Depois, no segundo semestre, é a etapa das instâncias estaduais, com delegados de diversas regiões. Cada estado elege nove alunos representantes, que vão estar na Conferência Nacional, entre os dias 24 e 29 de novembro. A Carta Federal, que vai resultar daí, é entregue, então, ao presidente da República.
Neste ano, a novidade é que as conferências locais, estaduais e a federal serão acompanhadas por comunidades virtuais dentro do portal EducaRede. “Antes, não havia mecanismo para troca e conversas, durante o ano”, diz Mila. Além dos alunos e professores das escolas que estiveram promovendo conferências, o site é aberto e qualquer um pode entrar. Na etapa nacional também estão previstas oficinas de vídeo para publicação na internet. Durante a Conferência Nacional, serão realizadas, ainda, oficinas de vídeo e de comunicação comunitária com os alunos.
A Conferência Infanto-Juvenil acontece desde 2003 e é patrocinada pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, formado pelo MMA e pelo MEC. A primeira edição envolveu 16 mil escolas e quase 6 milhões de pessoas, em 4.067 municípios. O processo desencadeou o Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, que trabalhou na formação de professores e estudantes das escolas participantes da I Conferência. Em 2005 e 2006, o processo da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente chegou a 11.475 escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental. A CNIJMA também foi levada às comunidades indígenas, quilombolas, aos assentamentos rurais e a grupos de meninos e meninas em situação de rua, sem acesso às escolas. Ao todo, 3,8 milhões de participantes discutiram o tema “Vamos Cuidar do Brasil”.