23/07/2010 – Conforme ensinam os especialistas, a primeira língua (língua natural) dos surdos no Brasil é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A língua portuguesa, dizem, é a segunda língua dessas pessoas. A linguagem Libras tem uma característica espaço-visual e, por isso, não necessita de audição para ser adquirida. Se caracteriza pela configuração de mãos, movimento, localização, ponto de articulação que, combinados, formam um único sinal.
A proposta deste concurso, que está sendo promovido pelo projeto Texto Livre, ligado à Universidade Federal deMinas Gerais, é premiar o melhor Tux Libras. Assim, todos os desenvolvedores estão sendo convidados a usara imaginação e a criatividade.
O Tux pode ser baseado no layout do Tuxpaint.org, do tux.crystalxp.net ou em outro design livre e deve mostrar o sinal da Língua Brasileira de Sinais que o autor achar mais significativo.
A licença pode ser GPL ou Creative Commons.
Os três primeiros lugares estão sendo escolhidos pelos visitantes do Stand do Texto Livre durante o FISL11, em Porto Alegre, e também poderão ser votados online, em site a ser divulgado em breve.
Para se inscrever, envie seu Tux (em svg e png) e seus dados (nome completo, endereço para envio dos prêmios, e-mail e telefone para contato) para textolivre@letras.ufmg.br e não esqueça de informar qual a palavra que o Tux está dizendo. Dè também um nome para seu Tux e informe seu nick ou nome artístico e o seu site para divulgação.