Do TeleSíntese
A conexão das 100 primeiras cidades selecionadas no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) pela Telebrás, prevista para dezembro, foi adiada para 30 de abril de 2011. A justificativa é que os prazos para elaboração dos projetos de infraestrutura da rede e dos editais para compra dos equipamentos necessários para a sua iluminação foram exíguos. Apesar disso, o presidente da estatal, Rogério Santanna,diz que quatro a cinco cidades, nas rotas de Brasília a Goiânia e Brasília São Paulo, serão conectadas ainda este ano.
Durante o 3º Forum Brasil Conectado foram divulgados os avanços obtidos pela Telebrás nesses primeiros meses de revitalização da empresa. Segundo o assessor do Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital (CGPid) do governo, José Luiz Aquino, os pregões já realizados pela estatal obtiveram economia de até 78%. Nos dois primeiros editais, o de construção da infraestrutura da rede e o da solução de DWDM, as economias foram de 44% e 62%, respectivamente.
A expectativa de Santanna é de que, até 15 de dezembro, mais dois contratos de aquisição de solução de rede IP e Core IP sejam assinados. “Depois disso, é só autorizar a implantação”, disse. Ele informou que, em decorrência do adiamento da conexão das cidades, em 2011, o número de cidades atendidas será de 1.163.
Santanna disse também que a Telebrás já foi procurada por mais de 500 provedores de acesso à internet interessados em parceria para prestar a última milha. “A demanda de capacidade já está em 20 Gigabit ou o equivalente ao tráfego da RNP [Rede Nacional de Pesquisa]”, disse.