arede99-conexao-social-premio-arede-o2

conexão social – A gente quer mostrar o que você faz!

conexão social

 

arede99-conexao-social-premio-arede-o2

A gente quer mostrar o que você faz!

Prêmio ARede abre inscrições; premiados vão receber bolsas para cursos na área de cultura digital e TI.

ARede nº 99 –  julho/agosto de 2014

ESTÃO ABERTAS as inscrições para uma premia-ção que já se tornou referência em todo o país, acumulando, há oito anos, o maior acervo de projetos que utilizam as Tecnologias da Infor-mação e da Comunicação (TICs) para melhorar a vida de cidadãos e comunidades. O Prêmio ARede 2014 está lançado, mais uma vez, com o propósito de promover as melhores práticas digitais. Centenas de iniciativas, de todos os estados do país, já concorreram. Dezenas de ativistas da inclusão sociodigital tiveram seus trabalhos reconhecidos e alavancados ao rece-ber o prêmio, pioneiro no segmento.

Este ano, os vencedores vão ter ainda mais estímulo. Receberão, como prêmio, bolsas in-tegrais para cursos e capacitações na área de tecnologia e de cultura digital. Formatado para contemplar a pluralidade característica da so-ciedade e da cultura brasileira, o prêmio tem três modalidades e várias categorias (ver página ao lado). Os vencedores das edições anteriores comprovam essa diversidade: portais de conteúdo mantidos por uma única pessoa, cursos que atendem milhares de jovens, softwares de acessibilidade desenvolvidos em uni-versidades, redes sociais de ativismo político, sistemas inovadores de serviços de governo, fóruns digitais, programas de cultura popular, entre inúmeros outros exemplos.

Podem concorrer iniciativas mantidas por órgãos públicos, empresas privadas, organizações da sociedade civil, fundações e institutos que utilizem quaisquer ferramentas ou recursos digitais, móveis e fixos, como celular, computador, câmera de vídeo, entre outros equipamentos multimídia. O julgamento, a critério de uma comissão composta por especialistas e representantes de vários setores da sociedade, valoriza ações que vão além de ensinar a utilizar as máquinas ou usar aplicativos. Recebe mais pontos quem valoriza o protagonismo dos usuários e o desenvolvimento local. O Prêmio ARede também visa reforçar iniciativas como formações, oficinas, construção de redes sociais, transparência de dados, serviços de governo eletrônico, valorização de cultura popular, geração de renda, fortalecimento dos arranjos produtivos locais.

Todos os anos, o Prêmio ARede homenageia uma pessoa que se destaque na área de inclusão digital. Trata-se da Personalidade do Ano, título já concedido a nomes como o ex-ministro Gilberto Gil e a ativista Beatriz Tibiriçá, a Beá.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 24h do dia 16 de agosto, pelo site. Os ganhadores serão conhecidos na cerimônia de entrega do prêmio, que será realizada no Insti-tuto Itaú Cultural, em São Paulo (SP), no dia 17 de novembro.

INSCREVA SEU PROJETO

Entre no site www.arede.inf.br/premio2014 e inscreva seu projeto até dia 16 de agosto.

1. Crie um login e uma senha.
2. Acesse o cadastro e preencha o formulário. Você pode fazer o cadastro primeiramente e deixar para colocar as informações sobre o pro-jeto outro dia.
3. Se você inscreveu seu projeto no Prêmio 2013 e quer concorrer também este ano, não precisa fazer novo cadastro. Basta atualizar as informa-ções. Use o mesmo login e senha de 2013. To-dos os inscritos do ano passado vão receber um e-mail com as informações de login. Caso não lembre a senha, clique no botão “Lembrar se-nha”, que será enviada por e-mail.
4. Não precisa postar todas as informações do projeto de uma única vez. Você pode preen-cher os campos e salvar quantas vezes quiser.
5. Depois de finalizar o preenchimento do for-mulário, quando não pretender mais fazer al-terações, clique em salvar. A partir da data de encerramento das inscrições, você não poderá mais mudar os dados do seu projeto.

 

 

arede-99-logo-premio-arede-2014

Modalidades
Cada concorrente pode inscrever até três projetos que estejam em funcionamento.
 
PRÊMIO ESPECIAL EDUCAÇÃO
Para projetos que promovem a qualidade no processo de ensino-aprendizagem.

TERCEIRO SETOR – para organizações da sociedade civil sem fins lucrativos.
Categorias
• Tecnologia para acessibilidade
• Capacitação e formação
• Conteúdo de interesse público
• Serviços a usuários e comunidades

SETOR PÚBLICO – para órgãos públicos nas três esferas governamentais: municipal, esta-dual e federal; empresas públicas e fundações de empresas públicas.
Categorias
• Tecnologia para acessibilidade
• Capacitação e formação
• Conteúdo de interesse público
• Serviços a usuários e comunidades

SETOR PRIVADO – para empresas privadas e fundações de empresas privadas.
Categorias
• Tecnologia para acessibilidade
• Capacitação e formação
• Conteúdo de interesse público
• Serviços a usuários e comunidades