Serão selecionados projetos para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
ARede nº41 Outubro de 2008 – O governo vai destinar R$ 10 milhões para ampliar e modernizar a rede de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), unidades de ensino profissionalizante vinculadas ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). Hoje existem 300 unidades em todo o país. De acordo com Joe Valle, secretário de inclusão social do MCT, até o final do ano serão inaugurados mais 150. A previsão do ministério é atingir 1 mil centros vocacionais até 2010. Os recursos virão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e dos fundos setoriais.
Os novos CVTs, do tipo III, vão oferecer capacitações tecnológicas para atender às demandas produtivas das regiões, voltadas para serviços técnicos ou processos produtivos. Também darão apoio ao ensino de ciências básicas com ênfase na experimentação científica. Os cursos ministrados nos centros vocacionais vão da formação profissional básica até o ensino tecnológico e de experimentação científica. Em geral, os CVTs funcionam nas estruturas das escolas públicas e têm uma forte articulação com os governos locais.
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançou, dia 16 de setembro, uma chamada pública para interessados em montar uma unidade de CVT. As inscrições vão até dia 20 de outubro. Serão selecionados projetos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os recursos são não-reembolsáveis. As propostas devem ser apresentadas em arranjo institucional, por instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, sem fins lucrativos. O arranjo deverá ter uma instituição federal de educação profissional e tecnológica como Instituição Executora principal, que coordenará o projeto.
Poderão ainda participar do arranjo outras instituições executoras, como Instituições Científica ou Tecnológica (ICTs), públicas ou privadas sem fins lucrativos, ou municípios, estados e Distrito Federal, por intermédio de suas secretarias responsáveis pelas ações em CT&I. As instituições privadas sem fins lucrativos devem ter três anos completos de existência.
A configuração mínima do CVT Tipo III inclui um laboratório ou uma oficina vocacional, um laboratório de informática (até 30 terminais), uma biblioteca com área para estudos, uma sala de apoio ao empreendedor, um auditório ou sala de videoconferência, uma recepção e área administrativa.
O formulário de Apresentação da Proposta está disponível no site da Finep. A partir de 28 de novembro, será divulgada a relação das entidades contempladas.