Conexão social – Inclusão digital ganha visibilidade com Prêmio ARede 2009

Inclusão digital ganha visibilidade com Prêmio ARede 2009

Projetos de todo o país estão sendo cadastrados, por meio do site do prêmio.

Começam a chegar os projetos para o Prêmio ARede 2009, que este ano promete superar os resultados do ano anterior, quando foi registrado um crescimento de 25% nas inscrições. Isso porque, em sua terceira edição, o prêmio consolida-se como uma referência no estímulo à promoção da inclusão digital. “Uma premiação como essa nos encoraja a prosseguir como os investimentos em tecnologia”, declarou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Ildes Ferreira, ao receber o prêmio ARede no ano passado.

Por meio do site da revista (www.arede.inf.br), os interessados podem fazer seus cadastros e obter o login que permitirá inscreverem, gratuitamente, seus projetos. Em sua terceira edição, o prêmio, criado pela Momento Editorial, tem o propósito de reconhecer e divulgar os melhores projetos que envolvam as tecnologias de informação e de comunicação (TICs) — internet, rádio, vídeo e meios multimídia — para o resgate da cidadania e a produção de conhecimento para a inclusão social.

O Prêmio ARede é concedido nas modalidades:
. Terceiro setor – categorias Organização da Sociedade Civil e Fundação e Instituto Empresarial
. Empresa – categorias Pública e Privada
. Setor Público – categorias Municipal, Estadual e Federal
. Especial Educação

Todos os anos, a comissão julgadora, composta por especialistas com trabalho de destaque na área de inclusão digital, elege também a Personalidade do Ano. Na página do prêmio podem ser indicados candidatos a essa homenagem. Qualquer pessoa pode sugerir um nome, que deverá ser acompanhado de um breve perfil do candidato, com o intuito de justificar a indicação.

O regulamento está disponível no site, com orientações sobre como apresentar o trabalho, na forma e com o maior número de informações, para subsidiar a avaliação da comissão julgadora. Além de preencher o formulário online, os concorrentes podem enviar pelo correio materiais complementares, como vídeos, publicações e outros produtos resultantes do projeto. O processo de avaliação considera e respeita a diversidade dos concorrentes, porém leva em conta os seguintes requisitos, quando aplicáveis: inovação, conectividade, acessibilidade, medição de resultados, uso de softwares livres e tecnologias abertas, promoção da interatividade e do desenvolvimento cooperado, representação da comunidade, uso de metodologias para registro e acompanhamento.

Durante a cerimônia de entrega do Prêmio ARede, que este ano vai acontecer em meados de novembro, a Momento Editorial presta homenagem a empresas comprometidas com a causa da inclusão digital, oferecendo o troféu e o selo Empresa Amiga da Inclusão Digital. Desde 2007, 14 empresas receberam o título. Em 2007: Alcatel, Brasil Telecom, Cemig, Cisco, Fundação CPqD, Nokia, Oi, Petrobras, Promon, Telefônica, TIM. Em 2008: Caixa Econômica Federal, Sebrae, Vale.