A Universidade Estadual do Ceará
quer alunos e professores produzindo conteúdos para a plataforma Tupã,
de educação a distância. A experiência tem apoio da HP, que também
pretende abrir mais unidades do Garagem Digital no estado. Verônica Couto
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) construiu a plataforma Tupã
para educação a distância, base para a criação de conteúdos e softwares
educativos. Como próximo passo, quer levá-los às escolas da rede
pública do estado. “A idéia é que os alunos, equipados com computadores
portáteis, acessem o Tupã e possam gerar seus próprios conteúdos”,
explica o professor Joaquim Celestino, do Núcleo de Projetos em
Tecnologia da Informação (Nuptec) da Uece. Alguma semelhança com o
projeto do MIT, do laptop de US$ 100? Muitas, admite ele.
www.prainhadocantoverde.com.br –
site feito pelos alunos da "Garagem"
de Beberibe(CE).A Uece recebeu 42 notebooks da HP (rodando Linux ou Windows, dependendo
do caso), mais R$ 10 mil (aplicados no pagamento de bolsistas), para
trabalhar com 40 professores e 12 alunos de mestrado, na produção de
aulas online de matemática, química, física, biologia e letras. Elas
estão disponíveis na plataforma aberta Tupã. Celestino destaca que,
nesse processo, os futuros professores das escolas públicas cearenses
estão aprendendo a construir e a trabalhar conteúdos educacionais com
novas ferramentas tecnológicas.
Na segunda etapa, em fase de detalhamento e orçada em cerca de R$ 300
mil, o professor da Uece gostaria de contar, além dos notebooks, com
câmeras digitais para os alunos das escolas públicas usarem em
pesquisas de campo. “Fotografando formigas, por exemplo, e produzindo
informações que, depois, também serão incorporadas ao acervo
educacional do Tupã, para aulas a distância”, descreve. Para a
proposta, vai buscar patrocinadores e parceria com a Secretaria
Estadual de Educação.
O apoio da HP à primeira etapa integrou o HP Mobile Technology for
Teaching Grant Iniciative – ação que premiou seis instituições
latino-americanas em 2004, duas delas brasileiras – além da Uece,
a Unisinos (RS). Ambas receberam US$ 10 mil e equipamentos no valor de
US$ 100 mil. Este ano, será feita nova seleção.
Garagistas de ponta
www.beberibetecnologia.com.br –
parceria com o Centro Vocacional
Tecnológico, do Ministério da
Ciência e Tecnologia, com o
governo estadual.A empresa também mantém o programa Garagem Digital, criado em 2001, e
dirigido em associação com a Fundação Abrinq. Ainda este ano, serão
abertas novas Garagens com o governo do Ceará, onde elas já funcionam
em três cidades. O projeto conta, ainda, com uma unidade na zona leste
de São Paulo, no bairro de São Mateus. Juarez Zortea, coordenador do
comitê de responsabilidade corporativa da HP Brasil, destaca a
importância de uma “inserção verdadeira do projeto na comunidade”, e de
“um olhar atento”. No caso das Garagens Digitais, 35 “olhares atentos”
acompanharam de perto 35 adolescentes, ao longo de 2005. No programa
intitulado Mentoring, que funciona há três anos, executivos e
funcionários voluntários da HP encontram regularmente com os alunos e
trabalham na acepção exata dada pelo Dicionário Houaiss à palavra
mentor: pessoa que inspira, estimula, cria ou orienta (idéias, ações,
realizações). A empresa também criou um espaço na internet – Rede de
Oportunidades –, no site da Abrinq, para recolher oportunidades
profissionais para os integrantes das Garagens. As Garagens Digitais
são equipadas com 20 micros, acesso à internet, periféricos, câmera
digitais. Os cursos abordam tecnologias, administração e marketing,
arte e design, ciênciais sociais, comunicação. Delas saíram iniciativas
como a CooperJovem (saiba mais) ou o site “Presidente Amigo da
Criança”, ambas em São Mateus.
www.hp.com.br • HP Brasil
www.abrinq.org.br • Abrinq. Escolha Programas e Projetos; ali, clique em Garagem Digital – há um link para Rede de Oportunidades.