CAPA1

Confira a nova edição da revista ARede!

18/02 - Número 96 traz reportagem de capa sobre os MOOCs, modalidade inovadora de ensino a distância baseada nas TICs. 

Da redação

CAPA118/02/2014 – Os MOOCs, cursos abertos, massivos e gratuitos que podem ser feito pela internet, vieram para ficar. Cresce o número de instituições que apostam na modalidade de olho em um futuro ainda não bem definido da educação superior. A edição 96 da revista ARede foi a fundo no tema, ouviu representantes de organizações de classe, da sociedade civil e do governo para entender aonde este fenômeno vai desaguar. Confira.

Este número tem também uma entrevista exclusiva com Miguel Brechner, presidente do Centro Ceibal, instituição responsável por tocar o amplo programa de inclusão digital do Uruguai. Lá, os estudantes até o nível médio recebem laptops educacionais com software livre e quase todas as escolas têm banda larga. O plano reduziu a desigualdade digital e encara um novo desafio: como provar que a tecnologia melhora o aprendizado.

Aqui no Brasil, porém, os projetos de inclusão digital do governo federal parecem patinar. Estivemos em dezembro na Oficina de Inclusão Digital e Participação Social, onde dúvidas sobre o foco das ações do Ministério das Comunicações imperavam. E o recado foi dado: quem mexe com inclusão quer continuar e quer paticipar das decisões!

Também fomos a um encontro de representantes do Brasil e do Canadá, onde se debateu muita inovação. Tema, aliás, que inspira as novas empresas digitais brasileiras, algumas, retratadas aqui. Em outra reportagem, contamos a história dos piratas. O partido deles busca assinaturas e espera participar das eleições de 2016, com uma plataforma que defende, entre outras coisas, transparência, liberdade de expressão e o direito de acesso à internet. 

Em nossa seção de cultura, mostramos como foi feito o filme Floresta Vermelha, curta metragem brasileiro todo produzido com software libre e hardware aberto. O resultado também está disponível na internet, em creative commons. Falando de livre, a seção Raitéqui traz artigo sobre como usuários de sistemas operacionais proprietários podem se beneficiar – e muito – dos sistemas livres.

Temos também a opinião de Cristina McGlew, da Cisco, que fala sobre o desafio de formar nos próximos anos 100 mil profissionais de TI para o mercado de trabalho brasileiro. Na coluna Livre Saber, Frederico Guimarães explica as vantagens do game Minest.

Não deixe de navegar! Leia tambéms nossas dicas de links bacanas, novidades que mudam nossa relação com a tecnologia e, claro, notícias que afetam os rumos da internet

Aproveite e dê um like em nosso Face, siga-nos no Twitter, compartilhe suas matérias favoritas por aí e comente. Sua opinião é fundamental pra gente.