Da redação
22/11/2012 – Entre os dias 27 e 29 de novembro, telecentristas de todo o Brasil têm um encontro marcado em Porto Alegre. Ali acontece a 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social. A agenda oficial, com todas as mesas redondas, já foi divulgada. Confira abaixo a programação temática. Em breve, a programação de oficinas e atividades paralelas.
Dia 27 de novembro, terça-feira
9h – Mesa 1 – Garantia de Direitos e Participação Social
As relações entre sociedade civil e governo federal, as influências da mídia oficial sobre o processo, a formatação dos convênios e a real participação pública na regulamentação do terceiro setor.
11h – Mesa 2 – Cultura Digital, Midialivrismo e Inclusão Digital
O futuro dos Pontos de Cultura e dos Telecentros. A ascenção do Midialivrismo. A urgência da aproximação entre movimentos com premissas similares de democratização da cultura, do conhecimento e da informação: os espaços de cultura digital, os espaços de inclusão digital e as
iniciativas de midialivrismo. Como concatenar ações e produtos desse trabalho e como coordenar esforços para ocupar espaços de divulgação.
14h30 – Mesa 3 – Garantia de Direitos: Direito à Memória, Direito à Comunicação
O Direito à Comunicação como direito humano, a garantia de acesso universal ao conhecimento e aos meios de produção e divulgação de conhecimento.
Dia 28 de novembro, quarta-feira
9h – Mesa 4 – Universalização no Acesso: Computador para Todos
O êxito da experiência uruguaia, os frutos da tentativa brasileira e as consequências da massificação do computador pessoal para a educação, o trabalho e a inclusão social.
11h – Mesa 5 – Resíduos eletrônicos, Logística Reversa e Políticas Públicas
As políticas públicas de recondicionamento, as pesquisas sobre resíduos eletrônicos e as soluções imaginadas para o problema no Brasil. As possbilidades nas áreas de formação profissional e geração de renda advindas desse processo.
14:30h – Mesa 6 – Mídias Sociais, Internet e Governança
Por que precisamos de um Marco Civil da Internet e do Marco Regulatório das Comunicações?
17h – Mesa 7 – Universalização do Acesso: a Política Nacional de Banda Larga
O Movimento Nacional de Banda Larga, os projetos públicos de Inclusão Digital e o estado da Arte da política pública para o setor. A relação entre a sociedade e governo na elaboração da política para o setor. Discussão sobre problemas persistentes e as soluções imaginadas para
cada caso.
Dia 29 de novembro, quinta-feira
09h – Mesa 8 – Os Caminhos da Formação Online: Plataformas Públicas
Retomada dos debates sobre formação para a Inclusão Digital, com análise de plataformas EAD disponíveis e em construção, a experiência do Telecentros.BR, a junção das experiências de educadores sociais e universidades no setor.
11h – Mesa 9 – Solidariedade, Compartilhamento e Software Livre
A importância da cultura colaborativa para a era digital, a relação entre software livre e políticas públicas, Inclusão Digital e software livre.