27/05/2010
Da assessoria de imprensa do Conip 2010
Um projeto de Porto Alegre, outro do Rio Grande do Sul e um de Brasília foram os grandes vencedores do 13º Prêmio CONIP de Excelência na Gestão Pública. Os vencedores foram anunciados hoje em cerimônia no CONIP 2010 em São Paulo e concorrem, junto com os ganhadores dos Prêmios M-gov e Judiciário, ao Prêmio Destaque do ano, que receberá uma viagem internacional.
O Sistema Administração de Medicamentos – AME, relativo ao Programa Remédio em Casa o vencedor na categoria aplicações voltadas para o cidadão. Com uma equipe de 17 profissionais, a Cia. de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul – PROCERGS — comemorou o reconhecimento do projeto. Implantado em 2006, conta com um investimento em torno de R$ 200 milhões por ano em remédios considerados “especiais”. Atualmente, tem mais de 250 mil pacientes cadastrados e, desde o ano passado, entrega 68 tipos de medicamentos em domicílios.
O Rio Grande do Sul também recebeu a premiação na categoria inovação tecnológica, com o projeto Porto Alegre Móvel, da Prefeitura de Porto Alegre e da PROCEMPA – Tecnologia e Serviços. Já implementado, o programa possibilita que o cidadão acesse as informações da Prefeitura de Porto Alegre por meio de dispositivos móveis. A solução pode ser utilizada para, por exemplo, consulta de processos, previsão do tempo, certidão de Débitos do Imóvel (IPTU), autenticidade de certidões, pagamento de fornecedores e 2ª via de conta de água.
Na categoria aplicações internas, o vencedor foi o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), de Brasília. Criado em 2005, o portal trata do orçamento e monitoramento online dos programas do governo federal na área da educação. Ele possibilita aos gestores verificar o andamento dos Planos de Ações Articuladas em suas cidades. O portal, desenvolvido em software livre e conta com mais de 71 mil usuários cadastrados e 25 mil acessos mensais de diferentes usuários.
“É muito gratificante poder apresentar os vencedores do Premio CONIP e, mais do que isso, dar visibilidade a soluções que podem ser implementadas na gestão pública de diferentes regiões do país”, comemora o coordenador geral do CONIP 2010, Vagner Diniz.
O Prêmio, que desde 1998 elege os melhores projetos de tecnologia da informação para o governo, recebeu mais de 80 inscrições e classificou 16 para a fase final, que contou com a apresentação de cada um deles para um júri, constituído por professores de renomadas universidades brasileiras e especialistas em governo eletrônico, internet e cidadania. O objetivo é identificar, selecionar e divulgar as iniciativas de modernização da administração que contribuam para o fortalecimento da cidadania, tanto em funcionamento no âmbito interno, como no externo.
Para inscrição no Prêmio M-Gov que já está com inscrições abertas, basta acessar http://www.conip.com.br/Mgov2010/InscreverPremio